Abrasel se posiciona contra sobretaxa de bebidas açucaradas

Compartilhe

Congresso nacional da entidade será em Brasília, no dia 13 de agosto, com a participação de empresários e autoridades do Executivo e do Legislativo

Por Samanta Sallum

A Abrasel celebrou a aprovação do relatório da reforma tributária na Câmara dos Deputados, mas destacou a necessidade de regras claras para evitar bitributação. A entidade aponta que produtos como tabaco e bebidas alcoólicas já pagam ICMS com alíquotas diferenciadas; com o IS, há risco de dupla tributação. Também criticou aumento de carga sobre bebidas açucaradas.

“A regulamentação da reforma agora vai para o Senado, onde iremos mais uma vez destacar neste ponto a absoluta incoerência de sobretaxar o açúcar quando adicionado a bebidas, sendo que ele tem alíquota zero na cesta básica”, disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

A inclusão dos bares e restaurantes no regime de não cumulatividade, que permite a apropriação de créditos pelas empresas contribuintes, foi considerada a maior vitória do setor. Outro ponto importante foi a exclusão, para cobrança de imposto, das receitas não apropriadas pelos estabelecimentos, como gorjetas e taxas de delivery.

Encontro nacional

A 36ª edição do Congresso Nacional Abrasel será realizado no dia 13 de agosto no Ballroom do Hotel Royal Tulip, em Brasília. Além de lideranças da entidade e de empresários, o encontro terá a presença de autoridades do governo federal, local e do Legislativo. O Congresso tem apoio da Ambev, Coca-Cola e de outras grandes marcas.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Penalidade para gestor no GDF que não frear gastança e desequilibrar orçamento

LDO para 2027 prevê R$ 75 bilhões de recursos para o Distrito Federal. Governo diz…

3 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

“Esta aí a resposta para quem me subestimou. A ideia foi minha”, diz Celina sobre ação no STF

Por SAMANTA SALLUM  Perguntada de quem foi iniciativa de entrar com ação judicial no Supremo…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Governo federal aceitou ajudar BRB para não “desmoralizar” Judiciário

Por SAMANTA SALLUM  Um dos fatores determinantes para o ministro da Fazenda, Dario Durigan, mudar…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Projeto de lei Brasil contra as Bets une bolsonaristas e lulistas no Congresso

Postagem da cantora Anitta colaborou com movimento nacional e pluripartidário que pede a proibição das…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Banco do Brasil e Caixa vão participar de garantia à operação de empréstimo ao BRB

Representante do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) participou de reunião no STF para fechar acordo.…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Confira as lojas que vão oferecer produtos sem imposto, nesta quinta-feira, no DF

A previsão, neste ano, é de que 120 lojistas participem da ação. Em 2025,3 mil vendas…

1 semana atrás