Lula designa Inmetro para certificação do selo verde de produtos

Compartilhe

Por Samanta Sallum

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.063 de 17 de junho de 2024, instituindo o programa Selo Verde Brasil. A iniciativa está no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e tem o objetivo de elaborar diretrizes nacionais para a certificação de produtos e serviços que comprovadamente atendam aos requisitos de sustentabilidade. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que tem sede em Brasília, possui na sua infraestrutura nacional uma rede de laboratórios e organismos de certificação acreditados no Brasil.

Passaporte para exportação

Produtos, por exemplo, como açaí, farinha, guaraná, castanha e cupuaçu terão um reconhecimento de qualidade, agregando valor em toda cadeia produtiva.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, explica que o Programa Selo Verde Brasil pode ser entendido como um passaporte para exportar. “É uma certificação única que auxiliará os exportadores brasileiros a comprovar o cumprimento de normas, padrões e regulamentos ambientais dos principais mercados internacionais, o que contribuirá para a desburocratização e a redução de custos ao exportador.”

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #desburocratização #exportações #Inmetro #Lula #MDIC #meioambiente #SeloVerdeBrasil #sustentabilidade

Posts recentes

  • Sem categoria

O Natal polarizado das Havaianas: como a disputa política se manifesta em marcas e empresas

Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…

14 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal alerta donos de imóveis sobre novas regras tributárias

Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório  Por…

16 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Valor do aluguel sobe 8,13% e supera valorização de venda

Por SAMANTA SALLUM  O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou um descolamento entre os valores…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será o funcionamento do comércio no Natal e no Ano Novo no DF

Com base nos acordos firmados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) entre Fecomércio-DF, sindicatos empresariais…

5 dias atrás