Por Samanta Sallum
O mercado imobiliário do DF para o segmento de baixa renda sofre grande concorrência do Entorno. Pessoas que trabalham e usam os serviços públicos da capital federal passaram a morar no Entorno por ser mais barato. Para reduzir essa migração e ajudar parte da população a ter a casa própria, o governador Ibaneis Rocha se comprometeu, em seu plano de governo do segundo mandato, a criar o benefício do cheque moradia. O objetivo é principalmente ajudar na hora de pagar o sinal exigido pela Caixa Econômica para financiar o imóvel, mesmo sendo para o público de menor poder aquisitivo.
“Queremos contribuir nessa política de democratizar o acesso à casa própria, lançando empreendimentos para todas as classes sociais”, afirmou o presidente da Ademi, Roberto Botelho.
Combate à ocupação ilegal
O avanço da ocupação ilegal segue como principal preocupação do empreendedor do setor, especialmente quando se considera a demanda futura por imóveis. A AdEmi entende que é preciso esforço ainda maior do poder público para coibir empreendimentos irregulares.
“Além da fiscalização, a solução exige o aumento da oferta de terrenos regulares para construção e incorporação. Com a expectativa de crescimento demográfico do DF para os próximos anos, de chegarmos a mais de 4 milhões de habitantes em 15 anos, avançar nesse campo é essencial”, reforça Roberto Botelho.
Mercado aquecido
O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou aumento na venda de unidades em fevereiro de 2024. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) mostram o segmento aquecido, com 17,9% mais que o registrado no mesmo mês em 2023 e 5,2% mais que o realizado em janeiro passado.
Em fevereiro, o IVV alcançou 4,2%, e o volume de imóveis ofertados chegou a 7.285 unidades em todo o DF. O ano de 2023 foi fechado com recorde na oferta de imóveis novos, em todas as regiões, e ritmo de venda positivo, com um Valor Geral de Lançamentos (VGL) de R$ 4,6 bilhões e Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 3,5 bilhões.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…