Pauta legislativa do setor imobiliário une parlamentares

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O Sistema Cofeci-Creci reuniu parlamentares do Congresso Nacional, em evento, para apresentar a edição 2024 da Agenda Legislativa do Corretor de Imóveis. O documento reúne os principais projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, que terão impacto sobre o setor imobiliário. Formado por cerca de 550 mil profissionais e 72 mil empresas, o Cofeci-Creci é a autarquia federal responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades dos corretores de imóveis no Brasil. É a segunda maior entidade imobiliária do mundo.

Entre os presentes ao evento, em Brasília, os senadores Ciro Nogueira (PP/PI), Efraim Filho (União Brasil/PB), Izalci Lucas (PL/DF), a senadora Dorinha Seabra (União Brasil /TO), além dos deputados Weliton Prado (Solidariedade/MG) presidente da Frente Parlamentar em apoio ao Mercado imobiliário) e Reginaldo Lopes (PT/MG).

“Temos como objetivo informar os deputados e senadores sobre a análise que fizemos desde a ótica do corretor de imóveis e do Sistema Cofeci-Creci”, explicou o presidente do Cofeci, João Teodoro. Acesso do consumidor à casa própria, segurança jurídica para o mercado, desenvolvimento e fomento à economia nacional estão entre as prioridades na seleção dos PLs.

No tema consumidor, por exemplo, a entidade se manifesta a favor do PL 6844/2017, em tramitação na Câmara dos Deputados, que dispensa o locatário da multa na devolução antecipada do imóvel se motivada por necessidade de tratamento de doenças do próprio ou de familiares. O posicionamento também é favorável ao PL 415/2015, que proíbe cláusula contratual para tolerância ao atraso superior a 60 dias na entrega de um imóvel pela construtora ao adquirente.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #casaprópria #CiroNogueira #Cofeci-Creci #corretoresdeimóvel #DorinhaSeabra #EfraimFilho #fiscalização #IzalciLucas #regulamentação

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Confira as regiões onde o aluguel mais subiu, e que mais valorizaram para a venda no DF

Mercado de imóveis usados: veja abaixo lista das 10 áreas na capital federal que mais…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Fecomércio/DF define chapa única para reeleição de presidente

Por SAMANTA SALLUM  Foi concluído o processo eleitoral dos sindicatos empresariais do setor terciário do…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Biodiversidade da Amazônia com a sofisticação de Milão: a marca de Lucas Pinheiro

Por SAMANTA SALLUM  O campeão olímpico Lucas Pinheiro Braathen desponta com talento esportivo e também…

1 semana atrás
  • Sem categoria

BRB quer emitir novas ações para arrecadar R$ 8 bilhões

Por SAMANTA SALLUM  O Banco de Brasília convocou Assembleia Geral Extraordinária para 18 de março…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Presidente da CLDF quer incluir condições para uso de imóveis públicos em socorro ao BRB

A articulação para convencer deputados distritais a aprovarem ao projeto de lei de ajuda ao…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB cancela assembleia de acionistas que elegeria presidente de conselho

Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…

3 semanas atrás