O ex-deputado federal, que saiu do país no governo Bolsonaro, foi recebido, em Brasília, com festa pelo PT
Por Samanta Sallum
Depois de 4 anos fora do Brasil, o ex BBB e ex-deputado federal Jean Wyllys retornou ao país e agora filiado ao PT. Ele ganhou um evento de boas-vindas do partido, em Brasília. Recentemente deixou o PSol e aderiu à legenda do presidente Lula. O encontro com a militância foi no domingo, no Eixão do Lazer, na altura da 208 Norte. “Estou retomando uma vida que me foi tirada pelo fascismo”, disse.
Wyllys renunciou ao mandato em 2019 por se sentir ameaçado pelos bolsonaristas. “Depois do assassinato de Marielle, da prisão de Lula, das ameaças dentro da Câmara a mim e minha família, não me restou outro caminho a não ser ficar exilado e fazer uma resistência lá de fora”, contou. Ao lado dele, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi a organizadora da convocação partidária para recepcioná-lo na capital federal.
O ex-deputado explicou que não saiu do Psol por causa de “rusgas”. “Eu tenho amigos lá, como o Fábio Félix (deputado distrital do Psol, no DF). Ele está aqui conosco, veio me dar um abraço. Meu grande amigo”, afirmou. Wyllys disse que quis se juntar ao PT para reforçar a campanha de Lula à presidência.
O novo petista comemorou a inelegibilidade de Bolsonaro e o fato da decisão do TSE coincidir com a data de seu retorno ao país. “Como dizia Cazuza: ‘Mas se você achar que eu tô derrotado, saiba que ainda estão rolando os dados. Eu sobrevivi da caridade de quem me detesta” , entoou. Na sequência, disse que chegava “trazendo a boa maré”. “Sou filho de Oxóssi, sou pisciano. E aquele homem que governou o país de forma diabólica está agora inelegível“, bradou, puxando o coro da militância.
Asa Norte: ilha lulista no DF
O Comitê de Luta Popular do PT está promovendo encontros políticos e com apresentações culturais aos domingos na Asa Norte. Ontem, o evento foi especialmente para recepcionar Jean Wylllys. Gleisi Hoffman, presidente do PT, esteve à frente das reuniões do Ocupa Eixão.
“Eles saíram do país por causa do genocida. E estão voltando, porque a democracia e a sanidade voltaram com Lula” , dizia a convocação.
Gleisi fez questão de enfatizar, na fala, que estavam na parte petista da capital federal: “Sabe, Jean, Lula ganhou aqui na Asa Norte”, referindo-se à única região de Brasília, em que Bolsonaro não foi vitorioso nas urnas.
Lula precisa avançar
Jean Wyllys apontou que o presidente Lula precisa avançar neste terceiro mandato. “Não pode só repetir o que teve de bom nos governos anteriores”. E citou cinco pontos: combate às fakenews, ao racismo, garantir igualdade de gênero, renda mínima e proteção ao meio ambiente.
Por Samanta Sallum Para cobrar mais engajamento no processo de elaboração do Plano Diretor de…
Bacalhau e azeite também ficaram bem mais caros, segundo pesquisa do comércio. O que vai…
O prazo para recebimentos de propostas da população, que venceria em 5 de abril, foi…
Em evento liderado pelo PL, que reuniu a Frente Parlamentar do Livre Mercado, presidente da…
Por Samanta Sallum Rafael Lucchesi deixa, nesta semana, uma das funções mais importantes da Confederação…
Por Samanta Sallum Com o objetivo de organizar e ampliar a atuação do setor de…