Nova geração de código de barras traz mais informações sobre produtos

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Com a inovação, o consumidor estará mais bem informado sobre os produtos, e também haverá mais eficiência para a cadeia de suprimentos. Segundo João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 , “a transição para a nova geração de códigos de barras, o chamado código 2D, vai favorecer agilidade, eficiência, economia e rastreabilidade”.

Os novos códigos têm mais capacidade de fornecer dados confiáveis e precisos a consumidores, empresas e agências reguladoras. Na área da saúde, proporciona mais segurança a profissionais e pacientes. O código 2D pode contar a história de um produto: de onde vem, dados nutricionais, composição, rastreabilidade e muito mais.

Esse é um movimento global de evolução de tecnologia com o setor de varejo. São mais de 20 países – incluindo China, EUA, Austrália e Brasil – que já iniciaram pilotos de sucesso.

PIB

O brasileiro conhece o código de barras desde 1983. Foi criada então a Associação Brasileira de Automação Comercial (ABAC), que atualmente é a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Hoje conta com mais de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais, com duas sedes no país, uma em São Paulo e outra em Brasília.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Roberta Miranda, Padre Fábio de Melo e Araketu participam da Semana MEI no DF

Por SAMANTA SALLUM  Dos 271 mil Microempreendedores Individuais que atuam na capital federal, 40% enfrentam…

16 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Taxa das blusinhas deixa Alckmin de saia-justa

Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…

2 dias atrás
  • Sem categoria

Empresa do DF é a 3ª do país com maior faturamento no setor de atacado

Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista  Por SAMANTA SALLUM …

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Reforma Tributária: os novos prazos para optar pelo Simples Nacional

Coluna Capital S/A de 07 de maio  Por SAMANTA SALLUM  Uma resolução antecipou para setembro…

2 semanas atrás