Em encontro com os líderes do Senado, o presidente da República foi questionado sobre impasses que prejudicam a capital federal. E teria autorizado envio do PLN das forças policiais do DF ao Congresso
Por Samanta Sallum
Em reunião no Palácio do Planalto, que terminou há pouco, o presidente Lula tentou estreitar o diálogo com os líderes do Senado para dar mais atenção à articulação política no Congresso. O senador Izalci Lucas (PSDB) expôs pautas importantes para a capital federal. E questionou o presidente sobre os impasses que ameaçam o Fundo Constitucional do DF e a autorização de reajuste prometido aos servidores da Segurança Pública. O senador tucano afirmou que Lula orientou o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, a abrir caminho para o envio do PLN, que garante a recomposição salarial de 18% aos servidores da área no DF.
Na semana passada, o mesmo Randolfe participou de reunião com a bancada de Brasília sobre o assunto, em que foi sinalizado que o reajuste seria parcelado em três vezes, até 2025. O que desagradou muito ao GDF, a parlamentares locais e, principalmente, às forças policiais, por ser diferente do que havia sido acordado antes.
Sobre o Fundo Constitucional do DF, “Lula disse que não sabia da mudança”, contou o senador Izalci, após a reunião. “O presidente demonstrou que pode vetar essa parte do texto do Arcabouço Fiscal ou nos ajudar a retirar caso passe no Senado”, afirmou a senador.
Participaram também da reunião o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o senador Jacques Wagner (PT/BA), líder do governo no Senado.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…