Em encontro com os líderes do Senado, o presidente da República foi questionado sobre impasses que prejudicam a capital federal. E teria autorizado envio do PLN das forças policiais do DF ao Congresso
Por Samanta Sallum
Em reunião no Palácio do Planalto, que terminou há pouco, o presidente Lula tentou estreitar o diálogo com os líderes do Senado para dar mais atenção à articulação política no Congresso. O senador Izalci Lucas (PSDB) expôs pautas importantes para a capital federal. E questionou o presidente sobre os impasses que ameaçam o Fundo Constitucional do DF e a autorização de reajuste prometido aos servidores da Segurança Pública. O senador tucano afirmou que Lula orientou o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, a abrir caminho para o envio do PLN, que garante a recomposição salarial de 18% aos servidores da área no DF.
Na semana passada, o mesmo Randolfe participou de reunião com a bancada de Brasília sobre o assunto, em que foi sinalizado que o reajuste seria parcelado em três vezes, até 2025. O que desagradou muito ao GDF, a parlamentares locais e, principalmente, às forças policiais, por ser diferente do que havia sido acordado antes.
Sobre o Fundo Constitucional do DF, “Lula disse que não sabia da mudança”, contou o senador Izalci, após a reunião. “O presidente demonstrou que pode vetar essa parte do texto do Arcabouço Fiscal ou nos ajudar a retirar caso passe no Senado”, afirmou a senador.
Participaram também da reunião o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o senador Jacques Wagner (PT/BA), líder do governo no Senado.
Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…
Por SAMANTA SALLUM O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou um descolamento entre os valores…
Com base nos acordos firmados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) entre Fecomércio-DF, sindicatos empresariais…