Caiado, de Goiás, foi o único a afirmar ser contra a mudança nos impostos. Demais se posicionaram a favor desde que não tenham prejuízos e que conheçam o texto previamente
Por Samanta Sallum
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que vai envolver os governadores no processo de definição do texto final da Reforma Tributária, mas foi genérico na resposta sobre qual será a versão escolhida. E não deu garantias de que os pleitos dos estados serão atendidos.
“O Senado tem o compromisso de ouvir todos os governadores. Por vezes, ouvindo e atendendo. Por vezes, ouvindo e não atendendo. Mas vamos sempre ouvir”, disse durante a reunião do Fórum de Governadores, em Brasília, agora há pouco. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não compareceu.
Todos os governadores presentes afirmaram apoiar a Reforma, desde que não tenham prejuízo e possam ver previamente o texto que será levado à votação . Há pelo menos três PECs (110,45 e 46) sendo analisadas.
Somente Ronaldo Caiado, de Goiás, se manifestou contra a Reforma Tributária.
“Querem criminalizar o ICMS! Isso não pode”, disparou.
O tema virou uma prioridade de gestão do senador Pacheco desde que assumiu a presidência do Senado. Ele reafirmou que a Reforma vai ser votada no Congresso em breve.
Perda de autonomia dos estados
Na versão mais adiantada da Reforma, os estados perdem a autonomia de conceder benefícios fiscais a setores da economia local. Isso, por exemplo, acabaria com a Zona Franca de Manaus.
Já para o Distrito Federal e municípios, a PEC 46 é a que causa menos impacto negativo. As outras eliminam a cobrança de ISS, o que provocaria um rombo nas vias públicas das cidades.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…