8 de janeiro estilhaçou imagem turística internacional de Brasília

Compartilhe

Por Samanta Sallum (Enviada Especial)

Aveiro – O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, recebeu ontem uma delegação brasiliense de empresários que pesquisam boas práticas realizadas nos
setores de Turismo, Economia Criativa e Inovação. Ao ser perguntado sobre o interesse turístico dos portugueses por Brasília, ele, que estará em São Paulo nas próximas semanas para evento de enoturismo, apontou a imagem negativa que a capital tem no momento. “Aquelas imagens do que aconteceu em 8 de janeiro foram muito fortes. Passaram um clima de de grande insegurança na cidade”, disse Machado.

Esforço de comunicação

Segundo o presidente presidente de Turismo Centro de Portugal, Brasília terá de fazer um grande e estratégico esforço de comunicação internacional para reverter a depreciação da cidade, apesar dos belos atrativos que tem.

Isso vai ao encontro dos dados da Embratur que apontaram que a grande maioria de acessos internacionais sobre Brasília no Google é referente ao dia do vandalismo na Esplanada. Fica o alerta para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Missão técnica

A comitiva de representantes do setor de eventos e turismo do DF acontece no âmbito de uma Missão Técnica Empresarial Internacional, organizada pelo Sebrae. É composta por 18 pequenos e médios empresários. Também integram o grupo a vice-governadora do Distrito Federal do Brasil, Celina Leão, e a superintendente regional do Sebrae, Rose Rainha.

Em ascensão

A escolha de Portugal para a missão se deve ao fato de o país ser um case no mundo de sucesso no turismo. Tem uma população de cerca de 10 milhões de pessoas e recebe por ano 26 milhões de turistas. O setor salvou o país de grave crise econômica há 10 anos. E já em 2022 tinha ultrapassado os números da pré-pandemia.

“O mercado brasileiro é um dos que mais tem crescido no Centro de Portugal, sendo hoje um alvo estratégico para nós”, destacou Pedro Machado.

Veneza portuguesa

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o setor na Região Central do país, abrangendo 100 municípios. Concilia locais de Patrimônio da Humanidade e a melhor costa de surfe da Europa. O encontro com Machado foi na cidade de Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Brasília em destaque no ecossistema de inovação

Por Samanta Sallum  A capital federal está representada por Alex Alberto Cordon Kunze, CEO da…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Apoio da ABDI ao Brasil Mais Produtivo

Por Samanta Sallum  A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) apresentou a nova fase do…

5 dias atrás
  • Sem categoria

Geap antecipa pagamentos ao Rio Grande do Sul

Por Samanta Sallum  A Geap Saúde, com sede em Brasília, mobilizou-se para ajudar a rede…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor do comércio e de serviços pede ajustes na regulamentação da reforma tributária

Por Samanta Sallum  A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) elaborou…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Desenvolvimento econômico é a solução para os problemas sociais”, diz Ana Paula Marra

Por Samanta Sallum  A secretária de Desenvolvimento Social do DF, Ana Paula Marra, fez um…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Brasil Mais Produtivo chega ao DF

Por Samanta Sallum  A nova fase do Brasil Mais Produtivo, lançada nacionalmente pelo governo federal,…

2 semanas atrás