8 de janeiro estilhaçou imagem turística internacional de Brasília

Compartilhe

Por Samanta Sallum (Enviada Especial)

Aveiro – O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, recebeu ontem uma delegação brasiliense de empresários que pesquisam boas práticas realizadas nos
setores de Turismo, Economia Criativa e Inovação. Ao ser perguntado sobre o interesse turístico dos portugueses por Brasília, ele, que estará em São Paulo nas próximas semanas para evento de enoturismo, apontou a imagem negativa que a capital tem no momento. “Aquelas imagens do que aconteceu em 8 de janeiro foram muito fortes. Passaram um clima de de grande insegurança na cidade”, disse Machado.

Esforço de comunicação

Segundo o presidente presidente de Turismo Centro de Portugal, Brasília terá de fazer um grande e estratégico esforço de comunicação internacional para reverter a depreciação da cidade, apesar dos belos atrativos que tem.

Isso vai ao encontro dos dados da Embratur que apontaram que a grande maioria de acessos internacionais sobre Brasília no Google é referente ao dia do vandalismo na Esplanada. Fica o alerta para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Missão técnica

A comitiva de representantes do setor de eventos e turismo do DF acontece no âmbito de uma Missão Técnica Empresarial Internacional, organizada pelo Sebrae. É composta por 18 pequenos e médios empresários. Também integram o grupo a vice-governadora do Distrito Federal do Brasil, Celina Leão, e a superintendente regional do Sebrae, Rose Rainha.

Em ascensão

A escolha de Portugal para a missão se deve ao fato de o país ser um case no mundo de sucesso no turismo. Tem uma população de cerca de 10 milhões de pessoas e recebe por ano 26 milhões de turistas. O setor salvou o país de grave crise econômica há 10 anos. E já em 2022 tinha ultrapassado os números da pré-pandemia.

“O mercado brasileiro é um dos que mais tem crescido no Centro de Portugal, sendo hoje um alvo estratégico para nós”, destacou Pedro Machado.

Veneza portuguesa

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o setor na Região Central do país, abrangendo 100 municípios. Concilia locais de Patrimônio da Humanidade e a melhor costa de surfe da Europa. O encontro com Machado foi na cidade de Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Esta aí a resposta para quem me subestimou. A ideia foi minha”, diz Celina sobre ação no STF

Por SAMANTA SALLUM  Perguntada de quem foi iniciativa de entrar com ação judicial no Supremo…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Governo federal aceitou ajudar BRB para não “desmoralizar” Judiciário

Por SAMANTA SALLUM  Um dos fatores determinantes para o ministro da Fazenda, Dario Durigan, mudar…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Projeto de lei Brasil contra as Bets une bolsonaristas e lulistas no Congresso

Postagem da cantora Anitta colaborou com movimento nacional e pluripartidário que pede a proibição das…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Banco do Brasil e Caixa vão participar de garantia à operação de empréstimo ao BRB

Representante do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) participou de reunião no STF para fechar acordo.…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Confira as lojas que vão oferecer produtos sem imposto, nesta quinta-feira, no DF

A previsão, neste ano, é de que 120 lojistas participem da ação. Em 2025,3 mil vendas…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

GDF, governo federal e BRB vão assinar acordo judicial para salvar banco

Ministério da Fazenda está mediando junto a bancos privados a concessão de empréstimo de R$…

1 semana atrás