Por Samanta Sallum
Presidentes de federações se reuniram, na manhã de ontem, com o governador Ibaneis Rocha e secretários de governo, no Palácio do Buriti. Foi o primeiro encontro do grupo após os 66 dias em que esteve afastado do GDF. Ibaneis disse que o momento é de acelerar os trabalhos e manter “a união” para fazer a capital crescer economicamente.
Juros altos
Entre alguns temas, o governador expressou preocupação com o cenário econômico nacional e internacional. Citou os impactos da manutenção da alta taxa de juros e a redução dos consignados, que resultou na desistência de alguns bancos em operar linhas de crédito. Segundo ele, esses fatores atingem diretamente o comércio e o setor imobiliário.
“É um momento em que o Governo do Distrito Federal precisa se juntar cada vez mais aos empresários e ao setor produtivo para que a gente não sofra tanto os impactos dessas dificuldades que vamos viver durante o ano de 2023”, frisou Ibaneis.
Novas obras no DF
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, saudou o retorno do governador e anunciou obras do Sistema Comércio que poderão ajudar na geração de emprego e no desenvolvimento econômico-social da capital. Ele, que também é vice-presidente CNC, contou que a entidade deu início à construção de três novos empreendimentos em Brasília: um hospital na 603 Sul, um hotel no Setor Hoteleiro Norte e um centro de distribuição do Senac Nacional no Setor de Indústria (SIA).
Tecnologia e indústria
O presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Bittar, elogiou as nomeações realizadas por Ibaneis na Secretaria de Tecnologia, na de Desenvolvimento e Trabalho, na (FAPDF) e no BioTIC. E sugeriu um encontro entre todas essas áreas para que planejem a “política de desenvolvimento efetiva” do Distrito Federal.
Sebrae
A superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, foi responsável pela articulação do encontro das federações e entidades com o governador. “Nossa primeira pauta foi essa aproximação e esse abraço no governador pelo seu retorno”, disse Rainha.
Presenças
Participaram também os presidentes da FACI-DF, Valdeci Macedo; da Fape-DF, Fernando Ribeiro; da Fenatac, Paulo Afonso; o presidente da CDL, Wagner Silveira, e o presidente do Codese, Leonardo Avila. Pelo GDF, participaram o secretário de Governo, José Humberto, o secretário de Fazenda, José Itamar Feitosa, a chefe de gabinete do governador, Juliana Monici, e o secretário de Comunicação, Wellington Moraes.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…