Para incentivar o DF como hub de cargas, imposto do querosene pode baixar

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Está em estudo, na Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, a redução do ICMS do querosene usado na aviação (QAV). Seria um incentivo fiscal para atrair mais voos domésticos e internacionais, e colocar a capital federal em destaque como hub aéreo de cargas. Elas são transportadas nas “barrigas” dos aviões de passageiros. Há espaços ociosos.

Assim, mais produtos seriam trazidos a Brasília e escoados daqui também para outras regiões.

Redução em SP

O QAV representa cerca de 35% dos custos das companhias aéreas. O DF está de olho na movimentação de estados, como São Paulo. No início deste ano, o governador Tarcísio de Freitas reduziu a alíquota do ICMS até dezembro de 2024 e, assim, atraiu mais 150 novos voos.

Cautela

No entanto, o secretário de Fazenda do DF, Itamar Feitosa, explicou à coluna que está cauteloso, que esta é uma análise técnica profunda. “Precisamos ter sinais concretos de que o DF terá um bom retorno econômico para essa renúncia fiscal”, ponderou.

Perda com combustíveis

O motivo da preocupação é que a Fazenda já vai ter de lidar com a perda, em 2023, na arrecadação de ICMS com os combustíveis – já que foi prorrogada, pelo governo Lula, a validade da lei federal que reduziu o imposto. A perda para o DF pode chegar a R$ 1,2 bilhão.

“Estados não são culpados”

O secretário de Fazenda afirma que o ICMS dos estados não é o vilão dos altos preços dos combustíveis. ”Culparam os estados de forma injusta. São tantas outras variáveis que influenciam os preços. E a gente pôde ver agora, recentemente, que teve aumento pela Petrobras, mas isso não se refletiu tão automaticamente nos postos. Em vários, o preço até baixou”, observa Feitosa.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Flávio Bolsonaro, Caiado e Zema confirmam encontro na Confederação da Indústria

Por SAMANTA SALLUM  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um chamamento aos pré-candidatos à…

27 minutos atrás
  • Coluna Capital S/A

DF é destaque em premiação nacional do setor atacadista

Grupo Dia a Dia e Sobebe Distribuição receberam troféus entre as maiores e melhores empresas…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

BETs dobram faturamento e já pagam impostos como o agro

Balanço das operações, desde a regulamentação das apostas on-line, aponta aumento de apostadores. Mas também…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Educação financeira e benefícios tributários impulsionam previdência privada

Por SAMANTA SALLUM O mercado de previdência privada segue em expansão em todo o Brasil.…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão se reúne com empresas do setor imobiliário: “Confiem no BRB”

Entidades da construção civil eram próximas do ex-presidente do banco, Paulo Henrique Costa que está…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Endividamento bate novo recorde no país e atinge 81,6 % da população

Índice de muito endividados é o maior em 23 meses. Expectativa é que recém-lançado Desenrola…

6 dias atrás