Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)
Brasília agora é uma cidade turística pet friendly. Lei sancionada pela governadora em exercício Celina Leão (PP) define a cidade como um destino em que os animais de estimação são bem-vindos. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2021, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), 49,6% dos lares do DF possuem ao menos um animal. A nova norma estabelece que os espaços de convivência pública “podem ser, na medida do possível, adaptados para o lazer e o bem-estar animal, a fim de possibilitar o incremento das atividades turísticas”. O projeto é de autoria do deputado distrital Daniel Donizet (PL).
Micro e pequenos empresários acumularam dívidas, sobretudo ao longo da pandemia. Boa parte deles não consegue pagar o Simples Nacional em dia, devido ao endividamento e também ao movimento, que ainda não voltou ao patamar de antes para muitos.
É preciso negociar todo ano a dívida dos impostos para não ser descredenciado do Simples e cair um imposto ainda mais alto. Não é possível ter dois parcelamentos ao mesmo tempo, então eles juntam o que já está em curso com um novo parcelamento, aumentando ainda mais a dívida. Quanto mais parcelamentos, maior a entrada também. Então, um pequeno falido tem que desembolsar R$ 10 mil, R$ 20 mil, só de entrada de um parcelamento, que normalmente é de 36 vezes. Os juros não são baixos. O Relp, programa lançado pelo governo Bolsonaro ano passado, parcelou a entrada, o que foi ótimo. Mas este ano quem aderiu ao Relp para impostos atrasados e não pagou os impostos que vencem todo mês não pode mais parcelar, embora a dívida parcelada esteja em dia.
Sem meias palavras
Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, não foge de uma boa peleja. Ontem (24/1), de forma incisiva, declarou solidariedade ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, “a quem tentam, de forma infundada e ilegal, retirar do cargo para o qual foi legitimamente eleito”. E acrescenta que foi “um movimento oportunista de disputa de poder e de motivações políticas indefensáveis em uma democracia, conduzido por um grupo inebriado por questões ideológicas”.
Rodrigo Rollemberg (PSB) esteve ontem (24/1) com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB). Foi uma visita de cortesia ao companheiro de partido que assumiu o Palácio do Planalto pela primeira vez. O ex-governador do DF é cotado para assumir um cargo no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, sob a gestão de Alckmin. Houve uma possibilidade de que Rollemberg fosse nomeado como secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, um espaço político estratégico. Mas o deputado Milton Coelho (PSB-PE) acabou ficando com a vaga. Coelho é auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco e foi secretário dos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara. Rollemberg disse que seu foco hoje é conquistar seu mandato de deputado federal. “Estou confiante que vou retomar o mandato que é meu, que está em discussão no Supremo porque a legislação é muito clara.”
Fundo Constitucional preservado
Rollemberg esteve também, ontem, com outro colega de partido que assumiu cargo estratégico na Esplanada dos Ministérios: o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), novo secretário nacional de Segurança Pública. Saiu de lá com uma boa notícia. “Ele me tranquilizou de que não há pretensão de o governo federalizar a segurança pública nem de mexer no Fundo Constitucional”, diz Rollemberg.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…