Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)
Com feriadões em vários meses, 2023 deve ser um ano para o turismo voltar a bombar depois de um período de baixa provocado pela pandemia. Apesar do aperto no orçamento das famílias brasileiras, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aposta que a receita real das atividades turísticas deve receber o maior incremento desde 2018: R$ 74,3 bilhões, o equivalente a cerca de 18% do faturamento do setor. O calendário de 2023 contará com diversos feriados ou pontos facultativos prolongados. De acordo com a CNC, cada um desses períodos pode injetar até 2,1% no volume anual de receitas do setor.
Celeiro de talentos
Quatro professores da UnB ocupam cargos estratégicos no governo Lula. Mercedes Bustamante, Nelson Barbosa, Swendenberger Barbosa e Andrey Schlee já estão despachando como presidente da Capes, diretor do BNDES, secretário executivo do Ministério da Saúde e diretor de Patrimônio Material do Iphan, respectivamente. Além da ex-aluna Leany Ramos, que foi chamada pela ministra Simone Tebet para a secretaria de Planejamento.
Guardiões da Carta
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é esperado com ansiedade em Portugal. Ele participa, amanhã, de um evento na Universidade de Coimbra, a mais tradicional do país europeu. Será a primeira vez que Mendes falará em público depois da invasão da mais alta Corte do país por terroristas. É grande o interesse sobre como o Brasil evitará que o fatídico 8 de janeiro não se repita. O tema da palestra de Gilmar diz tudo: “O STF e a Defesa da Constituição”.
Festival da Fotografia
Já estão abertas as inscrições para o Festival Mês da Fotografia. Nesta edição, serão quatro categorias: ensaio, individual, jovens fotógrafos e fotografia inclusiva, para pessoas com deficiência. A novidade de 2023 é o Prêmio Aquisição do Museu Nacional da República, no valor de R$ 10 mil reais para uma obra que fará parte do acervo da instituição. Acesse o site:
www.festivalmesdafotografia.com.br
E por falar em imagem
A premiada fotógrafa pernambucana Ana Araújo lança, nesta quarta-feira, o segundo fotolivro etnográfico, PANKARARU — Identidade, Memória e Resistência, das 19 às 23h, no Beirute da Asa Norte.
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…
Por Samanta Sallum O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro…