Por Samanta Sallum
O ministro da Justiça, Flávio Dino, sinalizou que a intervenção federal na Segurança Publica do DF pode terminar antes de 31 de janeiro. Ele declarou que espera que seja possível o mais breve o retorno do comando da área ao GDF. No caso, agora, à governadora em exercício, Celina Leão.
“Estamos conversando com a Celina no sentido de negociar para que o DF assuma suas atribuições o quanto antes. Como diz a Constituição, a intervenção é para restabelecer a ordem pública. Quando isso ocorrer, não tem por que manter”, apontou em entrevista coletiva realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta sexta-feira (13/1).
Há uma série de tratativas para que isso ocorra. Celina Leão vem se esforçando para ganhar a confiança dos ministros do Supremo e também do ministro da Justiça. Nesta semana, esteve em linha direta com alguns.
O fim da intervenção, pelo menos oficial, passa pelo proposta de acordo de Celina. Ela vai encaminhar à Presidência da República e ao Ministério da Justiça pedido para que venha de lá a indicação de um nome para o comando da Segurança no DF. Ou seja, vai fazer na sua gestão temporária o que Ibaneis Rocha se recusou a fazer antes da crise.
Dino, no entanto, ainda levará ao Congresso uma proposta de federalização das polícias do DF.
”Houve um esgotamento do modelo em que a União financia e o DF cumpre. Esse modelo fracassou. Isso será discutido mais pra frente”, acrescentou o ministro.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…