Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)
Os violentos atos golpistas de domingo trouxeram de volta a Brasília um velho fantasma: o medo de perder o Fundo Constitucional, o que deixaria a economia da capital federal órfã dos recursos que lhe são destinados pela União, desde antes da autonomia política do DF. Tanto o presidente Lula quanto o ministro da Justiça, Flávio Dino, já mexeram na ferida diante da evidente letargia da Secretaria de Segurança Pública do DF e da Polícia Militar nos atos de vandalismo que destruíram os palácios dos Três Poderes da República.
Ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel considera “fora de propósito pretender extinguir o Fundo Constitucional do Distrito Federal, em virtude dos graves acontecimentos do domingo passado”. Seria, diz ele, “punir a população de Brasília por atos praticados por pessoas que, provavelmente, sequer residem aqui”. Maciel lembra que não é inédita a ideia de acabar com o Fundo Constitucional. “O bom senso, contudo, tem prevalecido.”
Também ex-secretário da Fazenda do DF, Everardo Maciel lembra que, em 1988, “foi expressamente assegurado na Constituição o financiamento federal das atividades de segurança pública e, por tradição, mantido o financiamento da Saúde e da Educação. Dez anos depois, em 1998, foi promulgada a emenda constitucional que permitiu a criação do Fundo Constitucional do Distrito Federal, e que disciplinou o financiamento dessas atividades”. Foi de Maciel a ideia de se criar um mecanismo legal para que a União ficasse responsável pelo pagamento dos salários dos policiais civis e militares e dos trabalhadores da saúde e da educação da rede pública de Brasília.
Passados quase 63 anos de sua fundação, a cidade ainda não conseguiu construir uma economia que dependa menos dos financiamentos da União, embora, no caso da segurança pública, essa seja uma responsabilidade federal dado que Brasília é a capital dos Três Poderes da República.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…