Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (Interina). Colaborou Jáder Rezende
Levar o espaço interplanetário e suas tecnologias para dentro da sala de aula por meio de metodologia baseada no desenvolvimento de uma missão espacial, inspirando novas gerações a inovarem e solucionarem os problemas do futuro. Essa é a missão da Ideia Space, grande vencedora do Demoday by Brasil Startups 2022, que neste mês destacou os principais atores do ecossistema de inovação de Brasília. A ação foi promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), em parceria com a Brasil Startups, e reuniu cerca de 200 participantes na Hípica Hall. Os vencedores foram escolhidos por votação aberta ao público.
Conexão de conteúdos
CEO da Ideia Space, Leonardo Julio Chagas Souza, 27 anos, destacou o empenho de sua equipe na promoção da conexão entre os conteúdos ensinados nas escolas ao espaço e suas tecnologias, buscando a solução de problemáticas do mundo real. “Conectamos a ideologia espacial com a sala de aula. Fazemos isso por acreditarmos que o espaço estimula, sempre gera engajamento e curiosidade. E, principalmente, por apostarmos nessa fonte de inspiração”, disse Leonardo Júlio, frisando o lema que norteia a empresa: “Toda evolução começa com uma ideia”.
Asas à imaginação
O programa extracurricular oferecido pela Ideia Space conecta conteúdos didáticos ao espaço e suas tecnologias, estimulando estudantes a se consolidarem como profissionais do futuro. Utilizando engenharia de ponta similar a de um satélite orbital, os estudantes são desafiados a participar de missões como verdadeiros analistas e cientistas, discutindo problemas a serem resolvidos com base no conhecimento do equipamento a ser construído por eles próprios, processo que envolve diversas áreas de ensino. Para tanto, eles recebem um kit da Ideia, que fornece soluções para problemas ambientais, climáticas, saúde coletiva, sociais e geográficos. Segundo Leonardo Júlio, a metodologia é focada no desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, afirma, os estudantes aprendem como funciona um lançamento espacial, os princípios físicos e químicos envolvidos no processo, como ocorre a coleta e análise de dados de uma missão, história e geopolítica envolvendo o espaço e até como é fabricado e operado um satélite.
Uma lei que permita ao Estado defender o empreendedor e não castigá-lo com burocracia desmedida e punições arbitrárias. Assim está sendo visto o Código de Defesa do Empreendedor, aprovado na última sessão do ano na Câmara dos Deputados. Pela nova legislação, por exemplo, serão padronizados os prazos máximos para licenciamento de empresas. As de alto risco terão suas licenças avaliadas em até 60 dias; as de médio, em 30, enquanto as de baixo risco serão dispensadas desse tipo de licenciamento. Autor do projeto, o deputado Vinicius Poit (Novo/SP) diz que o governo “passa a olhar o empreendedor como solução, como aquele que vai gerar emprego, e não como inimigo”.
Outra regra prevista no novo código estabelece que identificado algum ajuste legal para a empresa realizar, o fiscal fica obrigado a orientar o empresário, antes de aplicar multa. Para especialistas em empreendedorismo, como Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae no DF, “o novo Código trará mais segurança ao empreendedor que, hoje, antes mesmo de ter sua empresa em funcionamento, muitas vezes é punido pelo Estado, quando com simples orientações poderia corrigir irregularidades e abrir sua empresa, proporcionando o que o país mais precisa: empregos e desenvolvimento”.
O feitiço e o feiticeiro
No começo de dezembro, bolsonaristas fizeram uma lista de lugares supostamente comunistas em Brasília ou que são frequentados por vermelhos. A ideia era do tipo “vade retro Satanás”. Restaurantes, bares, lojas… até farmácia que deveriam ser cancelados pelos patriotas. A lista ficou tão boa, com tantas sugestões legais para os dias da posse do novo presidente, que ela viralizou entre comunistas, petistas, lulistas e outros “istas” próximos.
O dobro do movimento
As entidades representativas do Setor de Alimentação fora do lar Abrasel e Sindhobar estão bem otimistas em relação ao movimento dos bares e restaurantes nesta virada do ano, especialmente os localizados no Plano Piloto. Brasília está recebendo uma grande leva de turistas em virtude da posse do presidente Lula, e o setor está preparado para acolher os visitantes. As atrações incluem cardápio especial, música ao vivo e shows. Espera-se o dobro de movimento em relação ao ano passado.
Duro golpe na UnB
O pior aconteceu: a UnB não terá o retorno do orçamento retirado das universidades em junho. Em mensagem repassada por WhatsApp ontem à noite, o MEC explicou que a recomposição de 100% de todos os valores cancelados ao longo do ano nas unidades do MEC para o Ministério da Economia foi negada. Os recursos para atender as despesas de investimentos (obras e equipamentos) também.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…