Por Ana Dubeux
PRIMEIRA TEMPORADA
Fruto da paixão entre uma jovem manicure e um praça da PMDF, Jorge Mizael nasceu na Asa Norte, quando a mãe tinha apenas 18 anos, mas cresceu longe do Plano Piloto e do centro do poder. Seu principal ponto de referência foi o Chaparral, na QNL, comunidade carente de Taguatinga. No fim da adolescência, também morou em Ceilândia. Preto, de classe média baixa, sempre pensou em seguir uma profissão que fizesse diferença na vida dos menos favorecidos. Tentou ingressar na UnB por quatro semestres seguidos, sem sucesso. Decidiu, então, aos 21 anos, ir para a Irlanda, onde uma prima de Pirenópolis trabalhava como faxineira e estava ganhando o suficiente para ajudar a família no Brasil. Durante um ano e meio trabalhou por lá em condições adversas, como pedreiro, faxineiro e lavador de carros. Juntou algum dinheiro e voltou para o Brasil, decidido a retomar o sonho de cursar uma faculdade. O pai concordava com a ideia de tentar relações internacionais, por sua vivência no exterior e domínio da língua inglesa. A mãe preferia direito, por ser mais glamouroso.
SEGUNDA TEMPORADA
Mizael alcançou, enfim, seu grande intento. Seguiu sua intuição e ingressou no curso de ciência política. Animado com novas perspectivas, arregaçou as mangas e conseguiu um emprego numa loja de roupas populares, passando a conciliar trabalho e estudo. Depois de um ano, foi trabalhar em uma consultoria, acompanhando a partir daí diretamente a rotina do Legislativo federal. “Foi paixão à primeira vista”, recorda. Por mais de seis anos, interagiu com grandes nomes da política nacional e ampliou ainda mais sua visão de mundo. Conquistou o tão sonhado diploma de curso superior e, não satisfeito, fez pós-graduação em Compliance e Governança na Universidade de Brasília — UnB. Cursou Gestão de Negócios na Universidade de Ohio e hoje é sócio-fundador e CEO da Metapolítica Consultoria, empresa que conta com afinada equipe de cientistas de dados, reconhecida por seu elevado nível de ética, padrão de compliance e detentora de importantes contas.
TERCEIRA TEMPORADA
Mizael foi peça fundamental para a Metapolítica, em apenas cinco anos de existência, conquistar o prêmio de empresa revelação de 2020, concedido pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences, considerado o Oscar da Comunicação Política mundial. Foi a única empresa brasileira na disputa com 37 países. No ano seguinte, foi indicado individualmente, novamente pela academia norte-americana, como consultor político revelação. “Nosso compromisso é oferecer aos nossos clientes uma leitura que apresente dados e evidências, uma interpretação muito mais profunda e original dos fatos. Apostamos em um viés plural, com mais informações, num modelo matemático com análise preditiva”, afirma o dirigente da empresa líder no segmento de relações governamentais, cuja missão é permitir à sociedade participar e construir melhores políticas públicas.
Em 2022, a UnB ocupa lugar de destaque em sete rankings internacionais. Entre as classificações brasileiras, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em que participaram 36 cursos da Universidade, 89% das graduações atingiram as notas 4 e 5 — as maiores do Enade — sendo que 12 conquistaram a nota máxima. Na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os programas de pós-graduação da UnB figuram entre os melhores do Brasil, com 53% das ações tendo excelência nacional e internacional (notas 5, 6 e 7). O Programa de Pós-Graduação de Direito da UnB é um dos três cursos a atingirem nota 7 no país.
Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, entregará no dia da posse dos novos integrantes das bancadas do DF no Congresso Nacional e da Câmara Legislativa, em 1° de janeiro, o Perfil Parlamentar do DF para legislatura 2023-2026, coletânea com a trajetória dos políticos.
A construtora brasiliense BP Incorporadora vem conquistando espaço importante na construção civil no entorno do DF, principalmente na saída sul (Valparaíso de Goiás, Luziânia e Cidade Ocidental). O foco são as famílias de baixa renda e de classe média. Já são mais de 1250 unidades entregues nos últimos oito anos em cinco grandes empreendimentos. Para o próximo ano, a BP pretende ampliar o investimento, aplicando cerca de R$ 50 milhões ao longo de 2023. Fundada e liderada por quatro irmãos da capital federal, a empresa tem como meta oferecer imóveis que garantam segurança, opções de lazer e qualidade de vida para programas de habitação no entorno.
Nesta virada de ano, a rede hoteleira de Brasília terá uma movimentação atípica. Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhobar) da capital, Jael Silva, a ocupação hoteleira está com lotação máxima no Plano Piloto. “Hoje temos praticamente 100% de ocupação já confirmada no centro da cidade. O aumento no número de visitantes está relacionado ao réveillon e principalmente à posse presidencial, que vão aquecer também o setor de alimentação e lazer”, explica Jael.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…