Por Samanta Sallum
Apesar da eleição ocorrer oficialmente apenas em 1º de janeiro, já está definida a composição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa para o biênio 2023/2024. E também alguns nomes de quem vai presidir as comissões. (Confira lista abaixo)
Entendimento entre as bancadas partidárias da Casa chegou a um acordo para contemplar as legendas na distribuição de funções. O PL, da deputada federal Flávia Arruda, vai ficar com a chave do cofre, ocupando a 2a secretaria. Esta cuida do orçamento do Legislativo local e de contratos de prestação de serviço.
Composição:
Presidente – Wellington Luiz (MDB)
Vice-presidente – Ricardo Vale (PT)
1º secretário – Daniel de Castro (PP)
2o secretário – Roosevelt Vilela (PL)
3o secretário – Martins Machado (Republicanos)
Das 11 comissões permanentes da CLDF, já há acordo para pelo menos três.
O atual líder do governo, deputado Hermeto (MDB) assumirá a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF).
Para a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), a previsão é de que Eduardo Pedrosa (União) seja o presidente.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ficará com o PL de Thiago Manzoni.
“Apesar de ser um deputado novo (Manzoni). É uma pessoa que nos dará segurança. Conversei bastante com ele, e apesar de ainda não ter sido deputado, o Manzoni tem um trânsito político muito bom, e vai nos ajudar bastante”, afirmou o deputado Wellington Luiz em entrevista ao programa CB Poder de hoje.
O futuro presidente da CLDF garantiu que, apesar de cada estrutura da Casa ser chefiada por um parlamentar, as decisões de maior impacto em cada setor terão a participação de todos.
“A História mostra que centralizar poder não é algo eficiente. Se confirmada a minha eleição, quero fazer uma gestão democrática. Como está sendo esse processo para compormos a nova direção. Com diálogo e de forma republicana”, destacou.
O ministro Dário e a governadora do DF se falaram na segunda-feira por telefone Por…
Por SAMANTA SALLUM Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi…
Por SAMANTA SALLUM Empossada há algumas horas como governadora do Distrito Federal, Celina Leão, mandou…
Por SAMANTA SALLUM “Tempo”, coleção que marca os 36 anos da Avanzzo, chega às suas…
Marco Antônio Costa Júnior, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, assume a presidência da…
Por SAMANTA SALLUM A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…