A criação do Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias foi aprovada na noite de ontem pela Câmara dos Deputados. O projeto de lei complementar 178/21, chamado de “Minirreforma Tributária”, simplifica o cumprimento de declarações e outras obrigações tributárias pelo contribuinte.
O autor do projeto é o deputado Efraim Fillho (União Brasil/PB). A relatora foi a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF).
Segundo eles, com a lei, será possível reduzir custos, modernizar sistemas, padronizar a legislação, combater a sonegação fiscal e garantir segurança jurídica.
Nota Fiscal Brasil
Para a relatora, “a iniciativa vai melhorar consideravelmente o ambiente de negócios do país, com redução do custo Brasil”.
O projeto prevê a criação da Nota Fiscal Brasil Eletrônica, a unificação do documento de declaração e a criação do Registro Cadastral Unificado.
Um dos avanços mais aguardados pelos empresários é a “racionalização” do processo de declaração de impostos, acabando com o excesso de legislações atualmente existentes, especialmente municipais, sobre as obrigações tributárias acessórias.
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …
Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…
Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…
Por SAMANTA SALLUM Começou a rodada de eleições para a direção dos 27 sindicatos empresariais…
Por SAMANTA SALLUM Em meio a um cabo de guerra dentro do BRB e depois…
Por SAMANTA SALLUM Está em altíssima tensão o clima dentro do BRB, mais especificamente no…