Modernização do antigo Touring para abrigar Sesi Lab respeita projeto de Niemeyer

Compartilhe

Por Mariana Niederauer e Sibele Negromonte

Gustavo Penna, arquiteto responsável pelo projeto do SESI LAB, no antigo edifício do Touring do Brasil, projetado por Oscar Niemeyer, em Brasília. Iano Andrade/Sesi/Divulgação

O projeto arquitetônico do Sesi Lab, inaugurado no antigo Edifício Touring, é assinado pelo escritório do arquiteto Gustavo Penna. Para manter as características do edifício, desenhado por Oscar Niemeyer e tombado, o profissional investiu em uma proposta que respeita a essência da planta e cria novas conexões, possibilitando a interatividade e o uso democrático do espaço. “O edifício de Oscar Niemeyer é mantido nas suas características originais, com o maior respeito ao mestre, mas a ele são acrescidos outros elementos”, diz, citando como exemplo o teatro ao ar livre.

Peso simbólico

Sesi Lab. Jomar Bragança/Divulgação

Penna destaca a dimensão simbólica que representa ressignificar um espaço cravado entre os eixos Monumental e Rodoviário. “É um ponto no mundo, é o cruzamento dos eixos na capital do Brasil, que é a morada dos símbolos do país”, observa o arquiteto sobre o local, próximo à Rodoviária, que ele considera o ponto mais convergente e plural da capital. E lembra do verso dos conterrâneos Milton Nascimento e Fernando Brant: “Todo o artista tem de ir aonde o povo está”.

Arte, ciência e tecnologia

O arquiteto celebra ainda a transformação urbana que o prédio oferecerá ao centro da cidade. “É uma gentileza, uma generosidade urbana”, continua Penna que garante: “Quem entrar lá vai sair transformado. É diversão para todas as crianças e as crianças que habitam em nós”.

Roberto Penna, pai de Gustavo Penna, no Catetinho, com grupo de pioneiros e Oscar Niemeyer. Arquivo pessoal

Filho de pioneiro…

…honra o legado do pai. Gustavo é filho de Roberto Penna, que construiu, com JK, Niemeyer e outros pioneiros, o Catetinho. Na imagem de arquivo, o registro do momento histórico, Roberto com chapéu na mão sob o olhar de Oscar, em 1955.

De graça em dezembro

Este mês, a entrada no novo museu é gratuita. Informações: www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/sesi-lab. A implantação do Sesi Lab é uma realização do Departamento Nacional do Sesi e contou ainda com assessoria museológica da Expomus e parceria com o Exploratorium, de São Francisco.

Escola de futebol e inglês Little Kickers. Divulgação

“I speak english, my friend”

Desenvolvido por especialistas da Universidade de Cambridge e da Federação Inglesa de Futebol, o programa Little Kickers utiliza o esporte mais popular do país como uma ferramenta de aprendizagem em aulas temáticas e com o vocabulário em inglês utilizado simultaneamente enquanto os alunos jogam. As atividades são para meninos e meninas de 18 meses a 8 anos. As duas franquias da rede em Brasília têm 10 unidades e estarão de portas abertas durante as férias de janeiro.

Arrecadação bilionária no setor segurador

O setor segurador encerrará o ano com crescimento na arrecadação de 17,1% (sem saúde suplementar). O maior destaque ficará com o segmento de danos e responsabilidades, que subirá 25,2%, enquanto o aumento da cobertura de pessoas (seguros de vida e planos de previdência) será de 13,1%. Capitalização tem previsão de fechar o ano com alta de 18,2% e saúde suplementar, com 7,7% de expansão. O presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, está otimista com o panorama também para o próximo ano. Para ele, o PIB alcançará 2,2% de expansão e, com isso, a arrecadação do mercado segurador crescerá 10%, já incluindo a saúde.

Alta também no DF

Nos primeiros 10 meses de 2022, o DF acumulou um crescimento de 17,5% na arrecadação do setor segurador (sem DPVAT e sem saúde) se comparado ao mesmo período de 2021. O segmento de danos e responsabilidade (sem DPVAT) cresceu nominalmente 51,3% no período. O seguro com maior aumento nominal foi o rural, com variação de 274,7%, porém, ele representa apenas 9,3% do segmento. Logo, os produtos que de fato impactaram foram o seguro habitacional (104,2%) e o de automóveis (30%). Já a arrecadação acumulada de Capitalização cresceu 13%.

Expectativa de aumento de vendas no Natal após dois anos de queda

O Natal de 2022 deverá movimentar R$ 65 bilhões. Essa é a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, se confirmada, representará o primeiro aumento real de vendas — 1,2% no faturamento, descontada a inflação — após dois anos de perdas. O DF é a unidade da Federação com a maior projeção de avanço nas vendas, uma alta de 6,8%.

Mariana Niederauer

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Inteligência Artificial: “O Brasil não pode ficar isolado do que acontece no mundo”, diz Eduardo Gomes

Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Black Friday: com mais adesão de lojistas, comércio do DF vai movimentar R$ 155 milhões

Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Telecoms se reúnem em Brasília e reclamam de alta carga tributária

Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …

3 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Arthur Lira recebe de juristas projeto para ampliar investimentos no sistema portuário

Por Samanta Sallum   A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…

3 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

CNI se manifesta oficialmente “indignada” com Copom

Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…

3 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Aluguéis no DF registram alta de mais de 30%. Veja as regiões valorizadas

Por Samanta Sallum  Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…

3 semanas atrás