Por Samanta Sallum
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio atingiu 129,7 pontos, o que representa um avanço de 0,7% em outubro, após dois meses de queda. A alta levou o otimismo dos varejistas a superar em 1,3 ponto o nível de antes da pandemia (que era de 128,4 em março de 2020). Isso demonstra completa recuperação do indicador dos efeitos negativos da crise sanitária. Os bons resultados foram apurados pela pesquisa mensal da CNC.
Resultado das eleições
A grande expectativa é o índice que será medido em novembro, já com o efeito do resultado eleitoral para a Presidência. Se a vitória de Lula (PT) vai aumentar ou reduzir o otimismo dos comerciantes.
Desempenho da economia
O índice de confiança, em outubro, aumentou 8,8%, com destaque para a avaliação do desempenho atual da economia, que também cresceu.
Empolgação com as festas de fim de ano
A proximidade das festas de fim de ano, que serão impulsionadas pela Copa do Mundo, já impacta as expectativas para o varejo nos próximos meses. A perspectiva para o comércio no curto prazo avançou 0,6%, com o indicador alcançando 160,9 pontos, o maior nível desde março de 2020.
Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…
Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…
Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…