Por Samanta Sallum
Arte, ciência, tecnologia e educação. O Touring Club, icônico edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na construção de Brasília, vai sediar o Sesi Lab. Depois de passar por restauração, o espaço será inaugurado em 30 de novembro. O projeto, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), criado para oferecer exposições, cursos, filmes e atividades educacionais, recebeu mais de R$ 160 milhões em investimentos.
Referência nacional
O lugar, que nasce para ser referência nacional, está sendo comparado ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
“O maior objetivo do Sesi Lab será despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia a partir de experiências e vivências. É uma iniciativa pioneira no país”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Rodoviária
A escolha de Brasília para ser a sede do projeto passou por um processo de reafirmação da cidade como capital federal e do seu potencial inclusivo. A proximidade do prédio com a Rodoviária foi um fator importante. Há um fluxo diário na região de 60 mil pessoas.
Athos Bulcão
Um painel inédito de Athos Bulcão foi instalado no prédio, que teve a restauração coordenada pelo arquiteto Gustavo Pena.
Disputa
Brasília disputou com outras capitais que queriam também sediar o museu tecnológico. O presidente da Fibra no DF, Jorge Jamal Bittar, se empenhou no convencimento junto da CNI para trazer o Sesi Lab. E também fez a mediação com o GDF e a Câmara Legislativa para que fosse possível realizar a parceria com o Sesi nacional. Foi necessário aprovar uma lei local, proposta pela Seduh, para permitir a instalação do museu no Touring.
“Foi uma conquista muito importante para o Distrito Federal conseguir trazer esse projeto”, reforça Bittar.
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…