Tribunal de Contas determina que GDF mostre plano de reforma estrutural da Ponte JK

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O Tribunal de Contas do DF deu prazo até 31 de setembro para que a Novacap estabeleça um plano de ação referente à licitação da obra de revitalização da Ponte JK. Houve uma tentativa anterior que acabou suspensa. A questão vem sendo discutida desde 2018.

O imbróglio se estendeu porque haveria modificações na estrutura original da ponte, enfrentando resistência do autor do projeto. A Novacap, então, decidiu pelo abandono da proposta de alteração para manter as características estruturais originais da JK.

Discussões intermináveis

“Passaram-se 4 anos para que a Jurisdicionada terminasse por rever seu projeto, dada a percepção de que a alteração proposta causaria, nas palavras da companhia, “discussões intermináveis com o autor. Tal decisão, que foi acertada, no entanto, parece ter levado tempo demais para ser adotada, principalmente quando se considera que não se pode admitir que haja um demora dessa magnitude para que o novo certame ocorra”, destaca a última decisão do TCDF.

Alerta para prioridade

“O que está em jogo é a segurança e a solidez de um empreendimento que, além de emblemático na arquitetura da cidade, é extremamente impactante à segurança dos que ali trafegam”, Conselheiro Renato Rainha, Relator do processo.

A Corte aponta que não se pode perder a oportunidade de exigir prioridade no tratamento do assunto. “Deve acompanhar mais de perto as providências nesse sentido, tendo como foco precípuo de atuação a prevenção de situações como aquela referente ao colapso do viaduto do Eixo Sul em 2018”, alerta a decisão.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Justiça proíbe venda ou uso da Serrinha em operação do BRB

Por SAMANTA SALLUM  A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Redução da taxa de juros é incapaz de reverter prejuízos à economia, diz CNI

Por SAMANTA SALLUM  A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Se cocaína fosse commodity, seria o 8º produto mais exportado pelo Brasil

Por SAMANTA SALLUM  Auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Master: “Pouco antes de estourar a bomba, a gente percebeu. Tanto que não tínhamos clientes no Over”, diz InvestSmart XP

CEO de umas das maiores empresas de assessoria financeira do país afirmou, em entrevista à…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Postos no DF estão com restrição de venda de combustíveis

Já está faltando gasolina e diesel na capital federal.  Redução de impostos não deve segurar…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

“Bolsonaro e Lula não combateram a corrupção”, diz Kassab a investidores do mercado financeiro

Líder do PSD tinha na programação reunião com os 50 maiores clientes da InvestSmart para…

2 semanas atrás