Por Samanta Sallum
Um cenário bem complicado se desenha para o início do ano que vem podendo devastar milhares de pequenas empresas: o estrangulamento financeiro por grandes dívidas acumuladas com o aumento dos juros atrelados à Selic nos últimos meses. A inadimplência do setor vem aumentando progressivamente.
A chapa Lula-Alckmin promete criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas. A campanha dedicou um grupo de trabalho só para pensar medidas de apoio ao setor.
O programa prevê uma ação de socorro financeiro com fundo público para reduzir a alta inadimplência; e também formas de renegociação. Os bancos públicos, como BNDES e Caixa, terão uma atuação especial para o segmento, com mais acesso ao crédito.
Uma forte campanha de valorização de compras em pequenos negócios e o governo como grande cliente deles também estão nos planos da chapa Lula-Alckmin.
Alteração do artigo 179
Incluir no artigo 179 da Constituição Federal o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas em questões trabalhistas faz parte da política pública pensada para o setor. Mas com a participação direta de empregados, empregadores e governo.
Em resumo, o conceito é que não pode recair sobre os pequenos negócios o mesmo peso das regras definidas para os grandes. As duas cabeças responsáveis pelo programa de governo são Luiz Barretto Filho (PT), ex-presidente do Sebrae nacional; e Valdir Oliveira, do PSB, e do Sebrae DF.
Novo pacto federativo
Eles defendem a construção do novo pacto federativo para as micro e pequenas empresas no intuito de minimizar os impactos de regimes tributários especiais que possam tirar o tratamento diferenciado da micro e pequena empresa. Por exemplo, como substituição tributária – ST e diferencial de alíquota – DIFAL.
O objetivo também é unificar o limite de isenção do Simples Nacional (hoje em R$ 4,8 milhões). E simplificar as regras de licenciamento de empresas no âmbito de estados e municípios.
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…