Coluna Capital S/A, por Jéssica Eufrásio
Empresas privadas da capital do país foram as que mais receberam recursos do Executivo local entre 2016 e 2020. Nesse período, o Governo do Distrito Federal (GDF) direcionou R$ 34,4 bilhões para negócios desse tipo, sendo a maior parte desse total (R$ 28,3 bilhões) para aquelas instaladas no DF. Os números constam em levantamento divulgado ontem pelo Observatório de Políticas Públicas do Distrito Federal (ObservaDF), vinculado à Universidade de Brasília (UnB), que traçou os tipos de gastos públicos com o segundo setor e identificou como o Estado pode usar esses investimentos para fomentar a economia.
Contratos x contratações
Os resultados mostram, por exemplo, que as empresas credoras do GDF no período tinham, em média, mais tempo de operação e mais funcionários em relação àquelas que não receberam recursos. Companhias que empregam mais tendem, inclusive, a fechar contratos maiores com o governo, segundo o estudo. Os pesquisadores tentaram avaliar se a parceria com o poder público tem impactos para a criação de postos de trabalho, mas a relação não ficou comprovada. No entanto, isso ocorreu entre 2019 e 2020, o que deu suporte para a manutenção de vagas na pandemia.
Cinturão de desenvolvimento
Outro dado revela as categorias das empresas: os setores de serviços e construção apareceram nos primeiros lugares, como os principais nichos beneficiados pelas contratações públicas, seguidos do comércio. Quanto à localização, a maior parte dos negócios tinha sede no Plano Piloto, em Taguatinga, em Ceilândia, no Guará e em Samambaia. Gama, Sobradinho, Brazlândia e Planaltina também aparecem na lista, mas com menor concentração. A distribuição geográfica indicou a presença de um “vetor de desenvolvimento” associado às saídas Sudoeste e Sul do DF.
A busca por alimentos naturais nos estabelecimentos de atacado cresceu no Distrito Federal. Após o início da crise sanitária provocada pela covid-19, a busca por itens de origem vegetal cresceu 35% na comparação com a fase pré-pandemia. O sindicato do setor (Sindiatacadista-DF) verificou, ainda, uma preferência maior dos consumidores por itens naturais e livres de agrotóxicos, bem como a melhora do faturamento de empresas locais que trabalham com produtos desse segmento.
Demandas dos micro e pequenos empresários
Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), Valdir Oliveira participou de evento com Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), ontem, em São Paulo. No encontro, pediu atenção aos micro e pequenos empresários em um eventual governo dos candidatos. Filiado ao PSB e, portanto, apoiador da chapa, Valdir elencou três pontos necessários para o desenvolvimento do setor: revisão dos limites de tributação, melhorias no acesso ao crédito e tratamento diferenciado na Justiça do Trabalho. Cobrou, também, uma atuação mais parceira por parte dos bancos públicos, a fim de auxiliar no resgate dos empreendedores e, assim, diminuir a inadimplência.
Sabatina do Codese-DF começará com Rafael Parente
Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) têm promovido reuniões com os candidatos ao Palácio do Buriti para entregar a versão atualizada de um documento com metas para a capital do país até 2040. Ibaneis Rocha (MDB), Leandro Grass (PV), Paulo Octávio (PSD) e Rafael Parente (PSB) receberam o livro O DF que a gente quer — Visão 2022-2040 esta semana. E, nos dias 30 e 31, a diretoria da entidade promoverá sabatinas com os postulantes à vaga de governador. Rafael Parente será o primeiro participante.
Seleção para o Gama Criativo
Terminam na segunda-feira as inscrições para artistas e artesãos interessados em participar do projeto Gama Criativo. A iniciativa promove o trabalho de moradores da região administrativa e do Entorno, com incentivo à economia da cidade por meio da realização de feiras e espetáculos. As próximas edições estão marcadas para os dias 28 de agosto, 4 de setembro, 23 de outubro, 27 de novembro e 11 de dezembro, sempre na praça do parque infantil do Setor Leste. Cada uma contará com a participação de dois grupos de profissionais. Para se candidatar, acesse: bit.ly/3Pww1fU. Informações: 61 984-408-557.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…