Por Samanta Sallum
O nível de endividamento dos brasilienses também está acima da média nacional. O índice é de 84,1% da população, enquanto a média do país é de 78%. É o maior registrado desde 2014, quando chegou a 85,1%. O pico na capital federal foi em 2012, alcançando os 87%.
De junho para julho, a capital federal passou do 10º lugar para 7º, entre as 27 unidades da Federação, com a população mais endividada.
Os resultados são referentes ao mês de julho da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ranking
Em média, o brasiliense está com 30% da renda comprometida. O DF é a primeira região do Centro-Oeste mais endividada. No topo da lista nacional, estão Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 95%. Na base, ou seja, com menos endividados: Goiás (57,2%) e Mato Grosso (59,3%).
Contas em atraso
Do total de endividados no DF, ou seja, cerca de 867 mil pessoas, 25% estão com contas em atraso. E 8,5% dizem que não terão condições de pagar. A média é de 57 dias em atraso nas contas. E de 34 semanas de comprometimento com dívidas.
Carnês a pagar
Na modalidade carnês a pagar, a capital federal chama a atenção. Cerca de 31% do entrevistados têm algum para quitar. Houve um aumento de 18 pontos no último ano, um dos maiores do país. A média nacional está em 18,8%.
Cartão de crédito
As dívidas com cartão de crédito lideram o ranking, mas vêm em queda nos últimos meses tanto nacionalmente como nos estados. No DF, cerca de 80% da população tem gastos com cartão. “Mas, com o crescimento dos juros nessa modalidade, as pessoas estão buscando outras alternativas de crédito. Os juros no cartão em um ano avançaram 11 pontos, enquanto outras opções em 9”, explicou à coluna Izis Ferreira, economista da CNC.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…