DEFE0D5C-9DA9-49F4-A052-F4765F48EC49

DF é a 7ª unidade do país com a população mais endividada

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

O nível de endividamento dos brasilienses também está acima da média nacional. O índice é de 84,1% da população, enquanto a média do país é de 78%. É o maior registrado desde 2014, quando chegou a 85,1%. O pico na capital federal foi em 2012, alcançando os 87%.

De junho para julho, a capital federal passou do 10º lugar para 7º, entre as 27 unidades da Federação, com a população mais endividada.

Os resultados são referentes ao mês de julho da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ranking

Em média, o brasiliense está com 30% da renda comprometida. O DF é a primeira região do Centro-Oeste mais endividada. No topo da lista nacional, estão Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 95%. Na base, ou seja, com menos endividados: Goiás (57,2%) e Mato Grosso (59,3%).

Contas em atraso

Do total de endividados no DF, ou seja, cerca de 867 mil pessoas, 25% estão com contas em atraso. E 8,5% dizem que não terão condições de pagar. A média é de 57 dias em atraso nas contas. E de 34 semanas de comprometimento com dívidas.

Carnês a pagar 

Na modalidade carnês a pagar, a capital federal chama a atenção. Cerca de 31% do entrevistados têm algum para quitar. Houve um aumento de 18 pontos no último ano, um dos maiores do país. A média nacional está em 18,8%.

Cartão de crédito

As dívidas com cartão de crédito lideram o ranking, mas vêm em queda nos últimos meses tanto nacionalmente como nos estados. No DF, cerca de 80% da população tem gastos com cartão. “Mas, com o crescimento dos juros nessa modalidade, as pessoas estão buscando outras alternativas de crédito. Os juros no cartão em um ano avançaram 11 pontos, enquanto outras opções em 9”, explicou à coluna Izis Ferreira, economista da CNC.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*