Rede privada de laboratórios está em alerta para demanda de casos da varíola dos macacos

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Os laboratórios de análises clínicas do DF estão se preparando para atender a demanda crescente por exames diagnóstico para detecção da varíola dos macacos. Com 12 casos confirmados na região e a confirmação de transmissão comunitária, tanto a rede pública quanto a rede privada estão em alerta. O exame para detectar a doença é chamado de PCR, similar ao da Covid-19. Os laboratórios já começaram a ser abastecidos. No momento, apenas 10% da rede privada oferece o teste. Por enquanto, só o Sabin no DF está atendendo a demanda.

A Organização Mundial da Saúde, a OMS, deve tornar a doença um caso de alerta global. A aquisição de reagentes para realização dos exames no DF cresceu 2.000% nos últimos 30 dias em relação ao mês anterior.

“Com a disparada de casos no país e no DF, devemos estar preparados para enfrentar a doença. Da mesma forma como ocorreu com a Covid-19, a rede privada tem total consciência de sua relevância para o controle epidemiológico na região em parceria com o setor público”, explicou o presidente do Sindicato dos Laboratórios Particulares do DF, Alexandre Bittencourt.

O aumento da demanda global deverá impactar os preços finais ao consumidor. Os pacientes hoje estão pagando, em média, 420 reais pelo exame. É provável que, quando a situação se estabilizar e todos os laboratórios estiverem oferecendo o exame, o preço caia para 250 reais.

“Diante da alta transmissibilidade da doença, temos certeza de que as pessoas que suspeitaram estar com a doença vão querer receber o diagnóstico para início do tratamento e realizar o devido isolamento”, explica.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #alerta #doença #exames #laboratórios #OMS #transmissão #varíoladosmacacos

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Operação Black Tie: Ney Ferraz em carro de R$ 1 milhão

Após operação policial, governadora do DF exonerou servidor ligado ao ex-secretário de Economia e alvo…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Indústria reage decepcionada com Banco Central: “Economia brasileira é penalizada”

45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses  Por SAMANTA SALLUM…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

6 dias atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Flávio Bolsonaro, Caiado e Zema confirmam encontro na Confederação da Indústria

Por SAMANTA SALLUM  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um chamamento aos pré-candidatos à…

7 dias atrás