Edifício Morro Vermelho, no SCS. Crédito: Fred Schueler
Por Samanta Sallum
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, divulgou os 20 indicados ao Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2022. A certificação reconhece o valor histórico das edificações não monumentais da capital federal – e de seus autores –, bem como divulga as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno. Na lista, há edifícios comerciais, sedes de tribunais e de instituições. A Escola Superior de Defesa também foi indicada (foto abaixo).
Dia Nacional do Patrimônio
Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto, a entrega do Selo ocorrerá entre 15 e 19 do mesmo mês. Dos 20 finalistas, apenas 10 receberão a certificação.
Os indicados estão localizados nas asas Sul e Norte e no Jardim Botânico. Para a pesquisa, os integrantes da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF realizaram visitas técnicas em todos os locais. A sede do TRF é um dos tribunais finalistas.
Respeito ao projeto original
O coordenador da grupo, Pedro Grilo, explica que também tiveram muita importância na avaliação os aspectos como a conservação das fachadas, dos pilotis, das áreas comuns e dos elementos urbanos – escadas, corrimãos, rampas de garagem, acessibilidade, calçamento do entorno e totens. E se novas intervenções respeitaram o conceito arquitetônico dos projetos.
CONHEÇA OS INDICADOS:
. Escola Superior de Defesa (Jardim Botânico)
“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro Em cada bloco, evento, desfile…
“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…
Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…
Por SAMANTA SALLUM O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…
Por SAMANTA SALLUM O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…