Por Samanta Sallum
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, divulgou os 20 indicados ao Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2022. A certificação reconhece o valor histórico das edificações não monumentais da capital federal – e de seus autores –, bem como divulga as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno. Na lista, há edifícios comerciais, sedes de tribunais e de instituições. A Escola Superior de Defesa também foi indicada (foto abaixo).
Dia Nacional do Patrimônio
Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto, a entrega do Selo ocorrerá entre 15 e 19 do mesmo mês. Dos 20 finalistas, apenas 10 receberão a certificação.
Os indicados estão localizados nas asas Sul e Norte e no Jardim Botânico. Para a pesquisa, os integrantes da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF realizaram visitas técnicas em todos os locais. A sede do TRF é um dos tribunais finalistas.
Respeito ao projeto original
O coordenador da grupo, Pedro Grilo, explica que também tiveram muita importância na avaliação os aspectos como a conservação das fachadas, dos pilotis, das áreas comuns e dos elementos urbanos – escadas, corrimãos, rampas de garagem, acessibilidade, calçamento do entorno e totens. E se novas intervenções respeitaram o conceito arquitetônico dos projetos.
CONHEÇA OS INDICADOS:
. Escola Superior de Defesa (Jardim Botânico)
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…