Por Samanta Sallum
A compra da SulAmérica pela Rede D’Or provocou um rebuliço no mercado de assistência de saúde privada no país. A operação está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Se aprovada, unirá uma rede hospitalar e de laboratórios com ampla cobertura nacional com uma gigante operadora. O negócio é alvo de denúncias por outros grandes hospitais e administradoras de planos, porque representa, segundo eles, concorrência desleal. Apontam que as empresas envolvidas vão dominar a cadeia de ponta a ponta.
O que mais provoca questionamento é a relação da Rede D’Or com a administradora Qualicorp. A concentração das atividades comerciais do setor é alvo de críticas.
Simbiose
O anúncio da compra foi em fevereiro, mas a cada dia ganha novos contornos. Processo no Cade sobre a transação, que a coluna teve acesso, aponta que a diretoria da Qualicorp é formada por funcionários ou ex-funcionários da Rede D’Or.
Direcionamento
É avaliado pelo Cade se haverá danos aos assegurados no sentido de não terem opções mais diversificadas de atendimento e de preços de adesão com o novo conglomerado do setor.
O volume de clientes do mercado de saúde complementar no Brasil chega a 45 milhões de pessoas.
A ANS chegou a emitir nota questionando a operação. Segundo a RN 515/2022 da agência: “A Administradora de Benefícios não poderá ter rede própria, credenciada ou referenciada de serviços médico-hospitalares ou odontológicos, para oferecer aos beneficiários da pessoa jurídica contratante. É vedada a participação de Administradora de Benefícios e Operadora de Plano de Assistência à Saúde pertencentes ao mesmo grupo econômico em uma mesma relação contratual”.
Os hospitais Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Sírio Libanês, entre outros, e a administradora SuperMed entraram como terceiras interessadas no Cade. O volume de reclamações contra a compra da SulAmérica pela Rede D’Or chama a atenção. O grupo afirma, no entanto, que não tem participação na Qualicorp e que, assim, não está concentrando atividades do setor.
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…