Por Samanta Sallum
A pauta de exportações brasileiras apresentou uma queda na participação de produtos manufaturados muito significativa, da ordem de 50%. No ano 2000, do volume total, 59,07% eram de manufaturados. Esse número foi sendo reduzido até chegarmos ao ano passado com o menor patamar desde 1975: 27,35%.
Custo Brasil
Os players do setor apontam que a culpa é o custo-Brasil, que só pode ser eliminado com reformas estruturais, investimentos em infraestrutura e privatizações bem executadas, entre outras ações.
“É como se o Brasil tivesse voltado cinco décadas, um retrocesso imenso que representa prejuízo para toda a economia. Não podemos desprezar oportunidades de gerar empregos mais qualificados e abrir novas frentes de negócios com países desenvolvidos, entre outros benefícios de exportar produtos com alto valor agregado”, atesta José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.
Encontro Nacional
O cenário atual e as perspectiva para a retomada da economia são tema da 41ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), em 17 e 18 de novembro de 2022, uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Será no formato virtual e gratuito. No ano passado, o evento contou com público de todas as regiões do Brasil e de outros 25 países.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…