8A7F79A0-04B5-4501-B5E0-C279079B41BF

Queda na exportação de manufaturados chega ao pior patamar desde 1975

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

A pauta de exportações brasileiras apresentou uma queda na participação de produtos manufaturados muito significativa, da ordem de 50%. No ano 2000, do volume total, 59,07% eram de manufaturados. Esse número foi sendo reduzido até chegarmos ao ano passado com o menor patamar desde 1975: 27,35%.

Custo Brasil

Os players do setor apontam que a culpa é o custo-Brasil, que só pode ser eliminado com reformas estruturais, investimentos em infraestrutura e privatizações bem executadas, entre outras ações.

“É como se o Brasil tivesse voltado cinco décadas, um retrocesso imenso que representa prejuízo para toda a economia. Não podemos desprezar oportunidades de gerar empregos mais qualificados e abrir novas frentes de negócios com países desenvolvidos, entre outros benefícios de exportar produtos com alto valor agregado”, atesta José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.

Encontro Nacional

O cenário atual e as perspectiva para a retomada da economia são tema da 41ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), em 17 e 18 de novembro de 2022, uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Será no formato virtual e gratuito. No ano passado, o evento contou com público de todas as regiões do Brasil e de outros 25 países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*