Por Samanta Sallum
A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, apresentou ao mercado um levantamento sobre o panorama geral sobre o uso de bikes compartilhadas em cidades da América do Sul. Entrevistou 5,7 mil pessoas. Brasília foi um das regiões analisadas, onde há 53 estações e mais de 300 bicicletas. Foram registrados aumento de 102% nas viagens entre os meses de março a maio de 2022, quando comparado aos primeiros meses de funcionamento do sistema (dezembro de 2021 a fevereiro de 2022), e de 70% no número de novos usuários.
A intermodalidade com transporte público foi um dos destaques em Brasília, uma vez que 69% das pessoas que fazem seus trajetos com mais de um tipo de veículo/meio usam a bicicleta como complemento de suas viagens.
Meio ambiente
Elas também são fundamentais para o meio ambiente. Cerca de 60% dos entrevistado do Bike BSB afirmaram que fariam os deslocamentos em modos motorizados se não utilizassem a bicicleta.
A emissão de cerca de 90 toneladas de dióxido de carbono foi potencialmente evitada só em 2021 com a utilização das bicicletas compartilhadas na capital federal.
Lazer tem menor percentual
O estudo também aponta que mais de 80% utilizam o sistema para deslocamentos do dia a dia e um pouco mais de 14% para lazer.
“Esse levantamento mostra que as bicicletas já cumprem um papel essencial para a mobilidade urbana como um meio de transporte sustentável e eficaz”, ressalta Mateus Lago, diretor de Negócios da Tembici.
Os planos de adesão ao serviço, por meio do aplicativo da empresa, variam de R$ 3,50 (avulso) a R$ 180 (anual). Atualmente, as bikes estão concentradas no Plano Piloto, mas há um plano de expansão para levar o projeto até outras regiões do Distrito Federal.
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…
Por SAMANTA SALLUM O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou um descolamento entre os valores…
Com base nos acordos firmados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) entre Fecomércio-DF, sindicatos empresariais…
Coluna Capital S/A de 18 de dezembro Por SAMANTA SALLUM A Justiça Federal julgou como…