Por Samanta Sallum
Os comerciantes do Distrito Federal encerraram o primeiro semestre de 2021 com otimismo. Pesquisa sobre confiança do empresário do Distrito Federal revela que o índice segue em alta desde fevereiro. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o patamar registrado em junho chegou a 121,7 pontos – acima da zona de satisfação (100 pontos). A alta registrada em relação a maio foi de 2,9%. Se comparado a junho de 2021, o número é bem mais expressivo, de 14,1%.
Investimentos
O nível de investimento das empresas também teve alta. Passou de 96,5, em maio, para 105,1. Isso mostra que a expectativa do setor para o segundo semestre é positiva, já que se trata do período que concentra as principais datas comemorativas, como o Natal.
Auxílio emergencial
“Esse bom cenário está relacionado a medidas de suporte à renda, como o auxílio emergencial e os saques extraordinários do FGTS. A queda do desemprego no Distrito Federal, inclusive puxada pela geração de vagas por parte pelo setor de comércio e serviços, também está contribuindo”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Coluna Capital S/A de 20 de julho Por SAMANTA SALLUM O programa Nova Indústria Brasil…
Brasil conseguiu ampliar lista de itens fora da nova taxação norte-americana. Mais 429 produtos nacionais…
Encontro com secretários e administradores regionais não entrou na agenda oficial da governadora do DF.…
Coluna Capital S/A de 15 de julho Por SAMANTA SALLUM A situação financeira das famílias…
Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…
Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…