Por Samanta Sallum
O governador Ibaneis Rocha defendeu hoje a criação de uma câmara de compensação para reduzir o preço dos combustíveis. “Parte do lucro altíssimo da Petrobras deveria ser usado nisso”, afirmou ao Correio. O lucro da empresa no primeiro trimestre deste ano foi de R$ 44,5 bilhões.
“É preciso devolver parte desse montante extraordinário à sociedade. É preciso fazer esse debate, e o momento das próximas eleições será muito adequado para isso“, reforçou.
Ele criticou a atuação do governo federal na condução do problema. ”Não se vê uma ação da esfera federal nesse sentido, de tomar uma medida realmente prática e eficiente. Fica esse jogo de bater nos governadores, de colocar a culpa no colo de quem não tem”, disparou Ibaneis.
O governador se referiu, apesar de não mencionar o nome do presidente Jair Bolsonaro, ao fato de ele ter colocado parte da responsabilidade dos altos preços na política de aplicação de ICMS dos estados.
“O nosso ICMS está congelado desde novembro. Mas, de lá para cá, o que vemos são sucessivos aumentos por parte da Petrobras nos combustíveis. É impossível para a população absorver isso”, apontou o chefe do Palácio do Buriti.
Ibaneis lembrou que o GDF baixou a alíquota no ano passado. Mas, atualmente, o ICMS dos estados está congelado até que se defina, conforme lei aprovada recentemente no Congresso, um índice único de ICMS para todo o país. Um imbróglio que o Conselho Nacional de Secretarias de Fazenda (Confaz) terá de resolver.
Ibaneis deu a declaração ao ser perguntado pelo blog sobre a atuação de seu governo para minimizar no âmbito local o impacto das altas de preços dos combustíveis. Ele participava de almoço debate com empresários da capital federal no Brasília Palace.
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …
Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…
Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…
Por SAMANTA SALLUM Começou a rodada de eleições para a direção dos 27 sindicatos empresariais…
Por SAMANTA SALLUM Em meio a um cabo de guerra dentro do BRB e depois…
Por SAMANTA SALLUM Está em altíssima tensão o clima dentro do BRB, mais especificamente no…