Por Samanta Sallum
O índice de famílias com dívidas na capital federal é de 81,1%. Esse é o maior percentual já registrado na série histórica da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio. E está acima da média nacional dos estados, que ficou em 77,7%.
Os dados, divulgados ontem, são referentes ao mês de abril deste ano. O índice do DF aumentou bastante comparado ao de abril em 2021, quando ficou em 68,8%.
Ranking
O DF está em 10ºlugar entre os estados com mais famílias endividadas no país. Em primeiro, está o Rio Grande do Sul, com índice de 96%. Goiás é o que tem o menor, 55%.
Cartão de crédito
A grande parte dos brasilienses está devendo no cartão de crédito (84%). E no geral, 25% das famílias têm alguma conta em atraso.
Inflação e juros altos
A economista da CNC Izis Ferreira (foto) aponta que a alta da inflação persistente e disseminada está causando dificuldades de sustento às famílias.
“Está difícil gerir o orçamento familiar com essa realidade. E os juros altos dificultam ainda mais a renegociação das dívidas. O que estamos constatando é que as famílias precisam recorrer ao cartão de crédito para bancar o consumo, a curto prazo, de itens de primeira necessidade”, explicou.
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…
Coluna Capital S/A de 28 de novembro Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…