A Coca-Cola Brasil e a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) assinaram ontem um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de ações que incentivem a economia circular de embalagens. A parceria foi oficializada por Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, e Roberto Rocha, presidente da ANCAT, no escritório sede da empresa em Brasília.
Referência internacional
O Brasil é referência internacional na organização dos catadores e no alto resultado de reciclagem. É o campeão no reaproveitamento de latinhas, com o índice de 98%. A Coca-Cola vem introduzindo no mercado cada vez mais embalagens recicláveis.
“O trabalho dos catadores é fundamental nesse processo e merece ser mais reconhecido”, destacou Bicca, que também é presidente da ABIR – Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas.
A meta da empresa é alcançar 100 % de embalagens recicladas até 2030. As garrafinhas da água Crystal, por exemplo, estão sendo fabricadas com uma resina totalmente reciclável .
Empreendedorismo
“O catador é um empreendedor. Nós que alimentamos essa cadeia produtiva. É um trabalho que precisa ser valorizado e profissionalizado”, apontou Roberto Rocha. Estima-se que existam 800 mil catadores no país.
“Essa parcerias, neste contexto de responsabilidade compartilhada, incentivam a inclusão socioprodutiva”, reforçou Aline Souza, presidente do Sindicato dos Catadores no DF.
Rede integrada
As ações para apoiar a economia circular contam com a participação de diversas empresas e entidades, que também estiveram presentes ao evento. Entre elas, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos; a Organização Nacional das Cooperativas, a Ambev, a Abralata – dos fabricantes de latas de alumínio, além das empresas fabricantes da Coca-Cola: Fensa e Brasal.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…