1BF52FC8-7861-4A98-8644-505DE7A84941

Empresas e catadores se unem para aumentar reciclagem no país

Publicado em Coluna Capital S/A

A Coca-Cola Brasil e a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) assinaram ontem um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de ações que incentivem a economia circular de embalagens. A parceria foi oficializada por Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, e Roberto Rocha, presidente da ANCAT, no escritório sede da empresa em Brasília.

Referência internacional

O Brasil é referência internacional na organização dos catadores e no alto resultado de reciclagem. É o campeão no reaproveitamento de latinhas, com o índice de 98%. A Coca-Cola vem introduzindo no mercado cada vez mais embalagens recicláveis.

“O trabalho dos catadores é fundamental nesse processo e merece ser mais reconhecido”, destacou Bicca, que também é presidente da ABIR – Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas.

A meta da empresa é alcançar 100 % de embalagens recicladas até 2030. As garrafinhas da água Crystal, por exemplo, estão sendo fabricadas com uma resina totalmente reciclável .

Empreendedorismo

“O catador é um empreendedor. Nós que alimentamos essa cadeia produtiva. É um trabalho que precisa ser valorizado e profissionalizado”, apontou Roberto Rocha. Estima-se que existam 800 mil catadores no país.

“Essa parcerias, neste contexto de responsabilidade compartilhada, incentivam a inclusão socioprodutiva”, reforçou Aline Souza, presidente do Sindicato dos Catadores no DF.

Rede integrada

As ações para apoiar a economia circular contam com a participação de diversas empresas e entidades, que também estiveram presentes ao evento. Entre elas, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos; a Organização Nacional das Cooperativas, a Ambev, a Abralata – dos fabricantes de latas de alumínio, além das empresas fabricantes da Coca-Cola: Fensa e Brasal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*