Eleições unem empresários e políticos

Compartilhe
Por Samanta Sallum
O calendário eleitoral de políticos e empresários se mistura em 2022 e um lado tende a influenciar o outro. Federações do comércio nos estados, que incluem Sesc e Senac, dois braços importantes na atuação direta com a população, podem ser importantes para reforçar candidaturas ao Executivo e ao Legislativo. E vice-versa. O apoio e a atuação de governantes e políticos devem fazer diferença na escolha das lideranças empresariais.
Então, bem ao estilo, tudo junto e misturado, a campanha começou já no ano passado em ambos os lados. Sinal forte ocorreu no evento no final de dezembro do Sindivarejista, no Dunia Hall, que reuniu comerciantes, empresários e políticos. Estes fizeram questão de marcar presença e cada um, ao seu jeito, tentou conquistar o eleitorado presente.
Busca por votos

A começar pelo governador Ibaneis Rocha, que prestigiou o evento e discursou. Disse que tinha feito uma gestão ouvindo os empresários, atendendo todas as demandas dentro do possível. Enfatizou que não queria sair da vida pública e que contava com o apoio do segmento. Semelhante fez o senador Izalci Lucas (PSDB), que também pretende concorrer ao GDF, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), que integra a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, e o ex-vice-governador Paulo Octavio (PSD), também uma liderança empresarial. Todos subiram ao palco para darem o seu recado.

O anfitrião da noite, ocorrida no final de dezembro passado, foi o empresário Edson de Castro, cujo grupo pode concorrer à presidência da Fecormécio DF.
Aproximação
Atualmente no comando da Fecomércio DF, José Aparecido Freire tem a simpatia de Ibaneis. E o empresário retribui sempre elogiando o governador. Os dois podem unir forças já que ambos enfrentam as eleições nos próximos meses. Na Câmara Legislativa, os distritais Julia Lucy (Novo), Rodrigo Delmasso (Republicanos) e Rafael Prudente (MDB) mantêm atuações próximas aos empresários.
Varejistas podem disputar Fecomércio
O empresário Sebastião Abritta foi eleito, na sexta-feira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, entidade que representa 30 mil comerciantes. Ele encabeçou chapa única à sucessão de Edson de Castro.
Assumem como vice-presidentes Antonio Mathias, Talal Abull Alan e Geraldo César Araújo. A posse será em 1º de abril. Com a eleição no Sindivarejista, Abritta é apontado como possível concorrente à presidência da Fecomércio, em maio. Um grupo se organiza para que ele dispute o cargo concorrendo com José Aparecido, que representa as empresas do comércio de papelaria, material escolar e para escritórios.
Cotado
Álvaro Silveira Júnior, do Sindiatacadista, também é apontado como forte nome para presidir a Fecomércio. Mas não deve ser candidato cabeça de chapa, pelo menos não desta vez.
samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #apoio #campanha #corrida #eleições #empresários #lideranças #políticos #votos

Posts recentes

  • Sem categoria

O Natal polarizado das Havaianas: como a disputa política se manifesta em marcas e empresas

Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal alerta donos de imóveis sobre novas regras tributárias

Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório  Por…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Valor do aluguel sobe 8,13% e supera valorização de venda

Por SAMANTA SALLUM  O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou um descolamento entre os valores…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será o funcionamento do comércio no Natal e no Ano Novo no DF

Com base nos acordos firmados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) entre Fecomércio-DF, sindicatos empresariais…

7 dias atrás