O presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Jamal Jorge Bittar, apresentou ao governador Ibaneis Rocha a publicação A Indústria e o DF: proposta para uma agenda de crescimento 2019–2022 – Edição Atualizada 2021. O encontro, que teve a participação de lideranças de diversos sindicatos filiados à Fibra, ocorreu na semana passada, no Palácio do Buriti.
Mudança na matriz econômica
O documento aponta propostas em curto, médio e longo prazos para que ocorra diversificação da matriz econômica do DF, hoje centralizada na administração pública. São 50 páginas divididas em 5 eixos: Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Melhoria do Ambiente de Negócio, Diversificação da Economia com Sustentabilidade, Mobilidade e Logística Inteligentes, Brasília Inovadora: Cidade Sustentável.
Participação no PIB
O setor industrial chegou a ser em 2019 responsável por 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do DF, gerando R$ 9,5 bilhões em riqueza para a capital federal. Mas vieram os efeitos da pandemia nos últimos dois anos e a indústria também ainda está em fase de recuperação. O assunto é focado em um capítulo específico do documento, que pede ações de suporte como linhas de crédito e revisão da legislação tributária.
“Para cada real investido no setor industrial, o retorno é de R$ 2,67, quase o dobro do conseguido no investimento em outros setores. Esse número mostra o poder de alavancagem que a indústria tem para a economia”, explicou Jamal.
O governador Ibaneis Rocha disse que a equipe do GDF se “debruçaria” sobre o documento para analisar as propostas. “Temos de passar por um processo de industrialização que nos dê condições de oferecer emprego e renda de qualidade aqui na nossa cidade.”
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …