Por Samanta Sallum
Liminar judicial decretou a imediata suspensão dos efeitos do Edital n. 18/2021, da Secretaria de Cultura do DF, para o concurso público destinado ao “estudo preliminar de arquitetura” para o Museu Nacional da Bíblia. O concurso estava em andamento e as inscrições se encerrariam no dia 3 de setembro. O custo total previsto para a obra é de R$ 26 milhões.
O juiz Carlos Frederico Maroja da Vara do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF assinou a decisão. Quem entrou com a ação judicial contra a construção do Museu foi a deputada distrital Julia Lucy (Novo). A liminar paralisa também os demais atos tendentes ao planejamento e execução do Museu previsto para ocupar área no Eixo Monumental. O argumento é que faltou a realização de consultas populares exigidas constitucionalmente.
Segunda a decisão, “o próprio réu (o GDF) recorda que o museu está previsto desde 1995, o que denota que há mais de vinte anos não se enxergou urgência na instalação. Logo, tampouco se reconhece qual a urgência na circunstância atual que justifique o atropelo do processo de consulta popular”. O governo local precisa realizar audiências públicas para poder prosseguir com o projeto.
A pedra fundamental do Museu foi lançada pelo governador Ibaneis Rocha em 2019 com grande celebração de pastores e representantes de entidades religiosas.
O GDF informou que vai recorrer e explicou que a construção do Museu da Bíblia foi aprovada pela Câmara Legislativa e sancionada pelo ex-governador Cristovam Buarque. “O dinheiro para a obra foi repassado por meio de emendas parlamentares de vários deputados e tem a aprovação da Sociedade Bíblica do Brasil. O GDF apenas está executando o que já está previsto em lei “, apontou a secretaria de Comunicação Social.
O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso, lamentou a decisão judicial referente ao Museu da Bíblia. “Espero que seja revertida na segunda instância. O povo cristão tem o direito de ter um museu que expresse sua cultura.”
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…