Por Samanta Sallum
Na mesma manhã que José Aparecido recebia finalmente a gestão do Sesc e Senac, foi deferida Tutela Antecipada pelo Poder Judiciário para suspender os efeitos da eleição dele ocorrida em 05/03/21 para a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) até o julgamento de mérito. A ação foi proposta por dez Delegados Sindicais representantes da Fecomércio/DF baseado na inexigibilidade de José Aparecido, conforme já divulgado por essa coluna.
O efeito prático da decisão é o afastamento imediato de José Aparecido da Costa Freire da presidência da Fecomércio-DF e quem assumirá interinamente será Edson de Castro, que é Presidente do Sindivarejista/DF.
A decisão judicial de hoje do Tribunal Regional do Trabalho destaca os princípios da moralidade e legalidade. O mérito do processo corre em segredo de Justiça.
Na manhã de hoje, em reunião dos conselhos do Sesc e Senac do DF , o presidente da CNC, José Roberto Tadros, por teleconferência, repassou oficialmente a gestão das duas entidades para o então presidente da Fecomercio José Aparecido. Mas a Justiça emitiu liminar afastando o empresário.
Aparecido teve a candidatura em março questionada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). A entidade emitiu um parecer jurídico pedindo a impugnação do empresário por ter pendências judiciais e isso ferir o regimento.
Aparecido na época se defendeu afirmando que nunca tinha sido condenado nas denúncias de irregulares em uma licitação da qual sua empresa tinha participado. A então direção da Fecomercio não acatou o parecer o que permitiu a vitória de Aparecido. No entanto a CNC não permitiu que ele assumisse a gestão do Sesc e Senac locais.
A decisão cabe recurso. Pode ser revertida. Procurados pela coluna, Aparecido nem sua assessoria de imprensa retornaram. Não emitiram posição oficial ainda. Mas a informação é de que está reunido com os advogados para derrubar a liminar.
Presidente do Banco Central, nos bastidores, queria a ajuda do governo federal para salvar BRB;…
Por SAMANTA SALLUM Dos 271 mil Microempreendedores Individuais que atuam na capital federal, 40% enfrentam…
Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…
Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista Por SAMANTA SALLUM …
Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…
Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital Por SAMANTA SALLUM O plenário…