Por Samanta Sallum
Na iminência de um lockdown total, os empresários do setor do comércio no DF reagem agora à crise reivindicando do GDF medidas de socorro. Já que não há perspectiva de liberação de atividades até o fim de março, com o agravamento da pandemia, os empresários pedem que haja menos cobranças de tributos.
Os efeitos amargos da pandemia sobre mais de 35 mil lojas do DF levaram o presidente do Sindicato do Comércio Varejista — Sindivarejista —, Edson de Castro, a enviar ofício ontem ao governador Ibaneis Rocha.
Ele pede a suspensão da cobrança de ICMS, com a consequente isenção do pagamento do tributo.
Milhares de demissões
O Sindivarejista alega ainda que, desde março do ano passado, as vendas despencaram e provocaram a demissão de mais de 10 mil empregados do comércio de entrequadras e shoppings.
Sobrevivência do varejo
Os prejuízos passam de R$ 750 milhões. “A isenção do ICMS visa dar uma forma de sobrevivência ao varejo nesta época de vendas em queda livre, evitando o agravamento da crise”, argumenta.
No ofício, a entidade empresarial aponta que “recentemente o GDF isentou empresas prestadoras de transporte público do pagamento do ICMS, não obstante estarem elas em franca atividade”. “O cenário imposto pela pandemia requer sensibilidade e visão política”, ressalta o presidente do Sindivarejista.
Mercado de imóveis usados: veja abaixo lista das 10 áreas na capital federal que mais…
Por SAMANTA SALLUM Foi concluído o processo eleitoral dos sindicatos empresariais do setor terciário do…
Por SAMANTA SALLUM O campeão olímpico Lucas Pinheiro Braathen desponta com talento esportivo e também…
Por SAMANTA SALLUM O Banco de Brasília convocou Assembleia Geral Extraordinária para 18 de março…
A articulação para convencer deputados distritais a aprovarem ao projeto de lei de ajuda ao…
Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…