Produzir máscaras de pano para proteger as pessoas do novo coronavírus salvou a empresária Flavia Oliveira, 53 anos, do risco de falência. Ela, como milhares de lojistas no DF, teve de fechar as portas por 3 meses. Fundadora de uma marca de acessórios consolidada em Brasília há 30 anos, a Zinc, Flavia se reinventou para superar a crise.
De bijus, bolsas e lenços, a designer, além das máscaras, partiu para a confecção de roupas. Criou uma coleção voltada para esse período de pandemia em que as clientes estavam confinadas em casa. São vestes que garantem conforto e beleza nas mais diversas estampas. E junto, para combinar, acompanha uma máscara do mesmo tecido. O kit é um sucesso de vendas.
“Não podíamos ficar paradas. Quando fechamos a nossa loja da Asa Sul, por causa da pandemia, foi muito difícil. Me deu um aperto no coração, poderia ser o fim da Zinc. As costureiras do ateliê ficaram paradas e também precisavam de alguma renda. Então, começamos a fazer as máscaras. Cada uma na sua casa. Não podíamos ficar paradas”, lembra Flavia com emoção.
Ela mesma, com a ajuda de um motorista, passou meses fazendo as entregas nas casas das clientes. Também vendeu muitas máscaras para empresas.
Loja física e virtual
Formada em administração de empresas pelo UniCeub, Flavia é brasiliense e chegou a ter 3 lojas da Zinc no Plano Piloto, mas agora tem apenas uma, na 314 Sul, que voltou a funcionar. A empresária aderiu ao modelo híbrido de comércio, com loja física e virtual. Há cinco anos, já comercializa os produtos pela redes sociais, o que a ajudou também nas vendas na pandemia. Hoje correspondem a 30% das vendas. Ganhou o mercado nacional, principalmente São Paulo.
Sucesso na cena fashion
A designer foi precursora em criar uma loja onde o acessório é o produto principal. E conseguiu incluir uma marca do gênero em Fashion Weeks. Marcou presença em desfiles-ícones. Seu trabalho é reconhecido pela imprensa especializada em moda, como Gloria Kalil e Heloisa Tolipan. Fátima Bernardes, Xuxa, Deborah Secco e Cauã Reymond já usaram Zinc em seus looks.
Em 2019, recebeu convite da Devonshire Square Oxford Fashion Studio para apresentar sua coleção no evento internacional, paralelo às semanas de moda em Londres, Nova York, Paris e Milão.
Trabalho na Estrutural
Dois claros objetivos para Flávia são o engajamento social e a sustentabilidade. Ela também formou um grupo de mulheres de Brasília, juntamente com a ONG Visão Mundial, para amparar projetos sociais voltados ao empreendedorismo na comunidade Santa Luzia, na Estrutural.
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