O índice de endividamento das famílias brasilienses aumentou em dezembro passado, mas está bem abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior. Ou seja, em dezembro de 2019, 80% das famílias estavam endividadas. Essa taxa baixou para 62% em dezembro de 2020.
Atualmente no DF há 624. 778 famílias com dívidas. Houve aumento entre novembro e dezembro de 2020. Mas ainda fica bem abaixo do registrado no período em 2019 e do índice nacional, de 66%.
Cerca de 35 mil famílias entraram para o grupo dos endividados, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Ela confirma que a principal forma de endividamento da população continua sendo o cartão de crédito (67,9%), seguido por financiamento de casa (21,2%) e financiamento de carro (19,7%).
“Quando comparado com dezembro de 2019, notamos, naturalmente, que as famílias frearam o consumo. Muita gente perdeu o poder de compra no ano passado. Entretanto, nos últimos meses de 2020, o estudo mostra que os brasilienses voltaram a consumir, usando parcelamento e o cartão de crédito: que será um instrumento muito importante para a retomada da economia brasiliense e do país como um todo”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.
Cerca de 50% dos entrevistados disseram estar comprometidos com dívidas por mais de um ano. A pesquisa mensal orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite acompanhar o perfil de endividamento do consumidor.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…