O índice de endividamento das famílias brasilienses aumentou em dezembro passado, mas está bem abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior. Ou seja, em dezembro de 2019, 80% das famílias estavam endividadas. Essa taxa baixou para 62% em dezembro de 2020.
Atualmente no DF há 624. 778 famílias com dívidas. Houve aumento entre novembro e dezembro de 2020. Mas ainda fica bem abaixo do registrado no período em 2019 e do índice nacional, de 66%.
Cerca de 35 mil famílias entraram para o grupo dos endividados, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Ela confirma que a principal forma de endividamento da população continua sendo o cartão de crédito (67,9%), seguido por financiamento de casa (21,2%) e financiamento de carro (19,7%).
“Quando comparado com dezembro de 2019, notamos, naturalmente, que as famílias frearam o consumo. Muita gente perdeu o poder de compra no ano passado. Entretanto, nos últimos meses de 2020, o estudo mostra que os brasilienses voltaram a consumir, usando parcelamento e o cartão de crédito: que será um instrumento muito importante para a retomada da economia brasiliense e do país como um todo”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.
Cerca de 50% dos entrevistados disseram estar comprometidos com dívidas por mais de um ano. A pesquisa mensal orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite acompanhar o perfil de endividamento do consumidor.
Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…
Por SAMANTA SALLUM O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou um descolamento entre os valores…
Com base nos acordos firmados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) entre Fecomércio-DF, sindicatos empresariais…