O farol na tempestade: como empresas enfrentaram a crise

Publicado em Coluna Capital S/A

Desde setembro, a coluna vem contando histórias de empreendedores que, durante a pandemia, conseguiram superar a crise, reinventar os negócios e prosperar. Muitos deles receberam o apoio do Sebrae DF para replanejar as empresas e, especialmente, entrar no mundo digital.

 

“Primeiro o próprio Sebrae se reinventou. Foi um grande aprendizado. Transformamos conceitos e princípios, para, logo em seguida, levar isso aos empreendedores”, conta Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae-DF.

 

Mudar para reagir

Ele lembra que em 13 de março o Sebrae teve de parar as diversas atividades presenciais, como cursos de capacitação e consultorias, por causa da pandemia. “Paramos para repensar tudo, ajustar nossa operação e reagir ao cenário, não deixar os empresários desamparados”, lembra.

 

Oficinas pelo WhatsApp

Atendimento remoto, eventos virtuais, cursos por plataformas digitais, oficinas pelo WhatsApp. Deu certo. O Sebrae no DF ultrapassou a marca de 278 mil atendimentos em 2020.

“Conseguimos, com o auxílio da tecnologia, ampliar o atendimento e batemos recordes”, celebra. Foram 140 mil horas de atendimento a produtores rurais e micro e pequenos empreendedores. A maioria de forma gratuita.

 

 

Salto em grande escala

Segundo Valdir Oliveira, o modelo de atendimento virtual veio para ficar. “Vamos manter essa nova forma, ampliamos em grande escala o atendimento.”

Em 2019, o evento presencial Capital Digital teve 800 participantes inscritos. Em 2020, o Inova DF, realizado totalmente de forma virtual, teve 17 mil participantes. “Foi um grande salto. A pandemia nos ensinou que é possível fazer mais com menos”, afirma Valdir.

 

Resultados

68.661 mil empreendedores capacitados

100 atividades de modo virtual

 

Finanças e marketing

O Sebrae apoia todos aqueles que sonham em montar a sua própria empresa e que querem ampliar ou redirecionar as que já têm. Foram oferecidas 18 consultorias gratuitamente nos temas de finanças, inovação e marketing digital.

 

Reconstrução em 2021

A expectativa é de fazer um trabalho ainda melhor em 2021. “Será um ano de reconstrução da nossa economia e, se Deus quiser, nós do Sebrae no DF estaremos entre os protagonistas da construção da nova economia brasiliense”, destaca Valdir Oliveira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*