Governadores querem menos participação do BB pelo FCO

Compartilhe

Os governadores do Centro-Oeste pressionam para que seja reduzida a remuneração do Banco do Brasil pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Eles reclamam que o banco, responsável pela aplicação dos recursos e atendimento dos interessados, fica com o equivalente a 20% do repasse anual do Orçamento da União para o fundo. O dinheiro é retido como remuneração para gerenciar o risco das operações.

Baixa inadimplência

No entanto, a inadimplência do fundo é baixíssima, cerca de 0,3%. Os governadores alegam que esse dinheiro faz falta tanto para o financiamento do empreendedorismo quanto no caixa dos governos.

Depende do Congresso

A questão não é simples de se resolver e envolve mudanças na lei que rege os fundos, ou seja, depende do Congresso Nacional.

O assunto foi tema da reunião ontem no Conselho de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), da Sudeco, por videoconferência.

Reunião no DF

O DF foi representado pelo vice-governador, Paco Brito (foto), que ofereceu o Distrito Federal para sediar a próxima reunião presencial com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A agenda está prevista para a segunda quinzena de janeiro.

“No caso dos fundos do Nordeste e da Amazônia, que são administrados pelo Banco do Nordeste e pelo Banco da Amazônia, respectivamente, o risco é compartilhado com o governo federal e a remuneração cai pela metade. Aqui no Centro-Oeste, será preciso alterar a legislação”, explicou Nelson Fraga, superintendente da Sudeco, durante a reunião.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Esta aí a resposta para quem me subestimou. A ideia foi minha”, diz Celina sobre ação no STF

Por SAMANTA SALLUM  Perguntada de quem foi iniciativa de entrar com ação judicial no Supremo…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Governo federal aceitou ajudar BRB para não “desmoralizar” Judiciário

Por SAMANTA SALLUM  Um dos fatores determinantes para o ministro da Fazenda, Dario Durigan, mudar…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Projeto de lei Brasil contra as Bets une bolsonaristas e lulistas no Congresso

Postagem da cantora Anitta colaborou com movimento nacional e pluripartidário que pede a proibição das…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Banco do Brasil e Caixa vão participar de garantia à operação de empréstimo ao BRB

Representante do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) participou de reunião no STF para fechar acordo.…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Confira as lojas que vão oferecer produtos sem imposto, nesta quinta-feira, no DF

A previsão, neste ano, é de que 120 lojistas participem da ação. Em 2025,3 mil vendas…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

GDF, governo federal e BRB vão assinar acordo judicial para salvar banco

Ministério da Fazenda está mediando junto a bancos privados a concessão de empréstimo de R$…

1 semana atrás