Fecomércio e Fibra no Distrito Federal lançaram hoje o selo Estabelecimento Responsável. A partir de agora, os que cumprirem todas as medidas de prevenção e higienização referentes ao coronavírus receberão o certificado.
O objetivo é informar ao consumidor os locais prontos para funcionar com segurança. A campanha tem o apoio de vários empresários e sindicatos.
O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia (foto), e outros líderes do setor produtivo se reuniram por videoconferência com o vice-governador Paco Britto e anunciaram a novidade.
O decreto do GDF que estabeleceu um novo horário de funcionamento para bares e restaurantes completou uma semana nesta terça-feira (8) e foi motivo de preocupação para diversas entidades e empresas do setor produtivo.
O vice-governador Paco Britto disse que a iniciativa tem apoio do Governo de Brasília e pediu respeito ao selo.
“Eu gostaria de parabenizar essa iniciativa da Fecomércio e de todos os empresários. Não será por maus empresários que os outros vão pagar. É uma conscientização de todos. Vamos dar as mãos para o comércio permanecer aberto de forma segura e que isso ajude a economia”, disse Paco Britto.
O selo será mais uma medida adotada pelo comércio para proteger clientes e lojistas, além de mostrar que os empresários da cidade estão cumprindo o seu papel.
“Temos muito receio de que esse problema possa se agravar e não queremos receber a notícia de que o comércio vai fechar. Estamos mostrando à população e ao governo nosso compromisso com a saúde de todos.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, José Eduardo, também participou da videoconferência e destacou que a Fecomércio tem buscado “medidas responsáveis e conscientes”.
Várias entidades manifestaram apoio à campanha.
“Nós não somos os vilões nessa história de contaminação. E essa iniciativa pode ajudar a mostrar isso”, disse Jael Antônio, presidente do Sindhobar.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson de Castro, lembrou que medidas de conscientização ao lojista já estão sendo feitas pelo sindicato e que o selo chancela os bons empresários. “O selo separa o bom do mau lojista”, afirmou.
O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, destacou que a entidade concedeu mais de 120 mil horas de consultoria para micro e pequenos empreendedores como forma de ajudá-los neste momento.
Para ele, o selo é mais uma importante ação no combate à proliferação do vírus. “Parabenizo a Fecomércio-DF pelo Selo Estabelecimento.”
“Esse vírus não escolhe idade nem cor, nada. Precisamos nos prevenir, e a Federação poderá contar conosco”, disse Valdir.
O empresário Paulo Octávio disse que a iniciativa vem em um importante momento.
“Fico feliz com a participação ativa da Fecomércio entendendo este momento único. É a primeira guerra mundial que a nossa geração participa. Importante o trabalho, intermediando as ações com o governo. Essa campanha do selo vem em boa hora. Dando apoio ao lojista, garantimos a segurança a quem mais interessa: o cliente”, pontuou Paulo Octávio.
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