Maioria quer trânsito fechado e comércio aberto na W3 Sul

Compartilhe

A maioria dos moradores da região quer o trânsito fechado, aos domingos e feriados, na W3 Sul, mas com o comércio aberto. O Projeto de Revitalização da Avenida, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio, tem a aprovação de 99,76% dos entrevistados. Sobre a interdição da via, num cenário pós-revitalização, a maioria, cerca de 65%, respondeu positivamente à interdição associada à abertura de lojas.

A criação do Corredor Cultural, entre a 504 e a 508 Sul, tem o apoio de 76,83%. A maioria também confirmou a intenção de frequentar a W3 Sul após a revitalização e a interdição do trânsito e que pretende frequentar com a finalidade de lazer e/ou atividade cultural. Dentre os negócios considerados mais importantes, os entrevistados apontam: Restaurante/Bar (20,15%); Farmácia (18,90%); Padaria/Lanchonete (17,43%) e Bancos (17,29%). Foram ouvidas 410 pessoas entre 16 e 18 de outubro.

Reabertura parcial do trânsito

Com base no resultado da pesquisa, entidades do setor produtivo vão pedir ao governador Ibaneis Rocha a alteração do Decreto 40.877/20 com “a maior brevidade possível”. Querem que o fechamento do trânsito na W3 aos domingos (com possibilidade de passar para o sábado pós-pandemia) apenas ocorra no trecho onde será o Corredor Cultural, que vai da 504 Sul até a 508 Sul (do Sesc ao Espaço Renato Russo). Assim, o restante da via permaneceria aberta para o fluxo normal de veículos. Essa e outras sugestões serão enviadas em documento oficial ao GDF ainda nesta semana.

Crédito: Ana Rayssa

Incentivos fiscais

Para estimular atividades que possam atrair o público à W3 nos dias de lazer, os empresários sugerem ações do GDF e especialmente da Secretaria de Cultura, como Incluir linha específica do programa FAC Ocupação, voltada a projetos a serem realizados no Corredor Cultural; oferecer incentivo fiscal para empreendimentos comerciais de destaque no mercado; e também para atividades que façam parte da indústria criativa instalada na área, como o desconto de ISS/Simples.

Mercado imobiliário

As entidades também sugerem ao GDF desenvolvimento de pesquisa junto de comerciantes, moradores e população impactada (via Codeplan), para levantar informações sobre o mercado imobiliário, demandas em potencial, vocações e grau de satisfação e aceitação por parte de moradores.

Fluxo de clientes

O documento com as sugestões é resultado da reunião, ocorrida na semana passada, entre diversas lideranças do setor produtivo do DF (Sindivarejista, Sindisuper, Sindhobar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fecomércio-DF e proprietários de estabelecimentos comerciais. O tema do encontro foi o projeto Viva W3. Os donos de supermercados na região se sentiram prejudicados com o fechamento da via aos domingos e feriados, por ter reduzido o fluxo de clientes.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Inteligência Artificial: “O Brasil não pode ficar isolado do que acontece no mundo”, diz Eduardo Gomes

Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Black Friday: com mais adesão de lojistas, comércio do DF vai movimentar R$ 155 milhões

Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Telecoms se reúnem em Brasília e reclamam de alta carga tributária

Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Arthur Lira recebe de juristas projeto para ampliar investimentos no sistema portuário

Por Samanta Sallum   A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

CNI se manifesta oficialmente “indignada” com Copom

Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Aluguéis no DF registram alta de mais de 30%. Veja as regiões valorizadas

Por Samanta Sallum  Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…

2 semanas atrás