“Rever, à luz da experiência vivida, o centro urbano como um todo e de despertar a cidade para seu core, criando todas as condições físicas e jurídicas capazes de estimular sua plena realização”
Adeildo Viegas de Lima e Maria Elisa Costa em Brasília Revisitada
Avança o programa de revitalização do Setor Comercial Sul, o Viva Centro! O plano do GDF, com apoio de entidades do comércio, prevê o uso habitacional na região. O projeto de Lei Complementar (PLC), que flexibiliza a ocupação do setor, vai, em novembro, para a Câmara Legislativa, depois da realização de audiências públicas programadas em outubro e aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito federal (Conplan) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Principais eixos: Melhoria dos espaços públicos: renovação de edificações degradadas, calçadas, acessibilidade, ciclovia, coleta de lixo, reforço de segurança, entre outras ações.
Uso misto comercial e habitacional: será permitida ocupação residencial de 30% da área, com unidades de até 60m². Os atuais proprietários dos espaços comerciais poderão fazer a readaptação. Hoje, já são sete edifícios totalmente desocupados devido à evasão no setor. Incentivar a retomada de atividades comerciais e de prestação de serviços.
Social: resgate da cidadania da população vulnerável, inserção social por meio de capacitação profissional e atividades cooperadas.
Fortalecimento cultural: consolidar o perfil jovem, inovador e cultural da região, incentivar as atividades culturais e manifestações populares de forma planejada e segura.
Etapas do projeto Viva Centro! já estão sendo executadas. E começaram com ações de segurança e assistência social. A missão é reduzir logo a criminalidade, coibindo tráfico e consumo de drogas, e também atender a população de rua em situação vulnerável.
A Fecomércio enviou documento ao secretário de Segurança, Anderson Torres, agradecendo e apoiando as ações no Setor Comercial Sul. Todos entendem que não adianta apenas a intervenção policial, mas que é necessário atuar em conjunto com as áreas sociais.
Deputados distritais da base reúnem-se amanhã com o governador Ibaneis Rocha para tratar de projetos a serem votados na Câmara Leigislativa. Na pauta, o retorno do Refis 2020, o que refinancia as dívidas tributárias das empresas. O projeto tinha sido enterrado pelo GDF depois de falta de acordo com o Legislativo. Os empresários sentiram-se escanteados por causa de rusgas entre governo e deputados. Mas, agora, o acordo pode sair.
A Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF referente a agosto será divulgada amanhã pela Codeplan. Vai apontar que alguns setores conseguiram abrir nova vagas como o da construção civil . Mas, historicamente, o índice de desemprego no DF é superior ao nacional . A instável oferta de vagas no setor privado desfavorece o cenário. Mais um motivo que reforça a necessidade de se fomentar a ampliação de empresas e não ficar na dependência dos concurso públicos para aumentar empregabilidade no DF.
A senadora Leila Barros (PSB) vacilou. E quase perdeu muitos pontos na “quadra” política. Colocou a assinatura num projeto de lei que retirava recursos do Sistema S, como Senai, Sesc, Senac. Entidades que oferecem serviços sociais a milhares de trabalhadores e suas famílias, entre eles atividades esportivas também. Alertada a tempo de que seria bola fora manter o apoio ao projeto, Leila do vôlei retirou a assinatura. Alegou que foi falha técnica de sua assessoria. Afinal, a senadora já participou diretamente dos projetos esportivos do sistema.
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…